Subversivo x Subjetivo

Há uma inconstância muito grande de críticas voltada para a arte marginal, afinal de contas vivemos num momento histórico onde arte é só um bando de coisas que apenas “pessoas iluminadas” conseguem entender... mas aí, lendo um livro de ensaios sobre a escrita de Clarice Lispector e, como sempre o crítico faz questão de fortificar seus argumentos com mil e um filófosos, fiquei pensando: quem tem o direito de julgar algo que nem viu, que nem vivenciou? Como algumas pessoas falam com tanta propriedade a respeito de autor x e y, sem ao menos tê-lo conhecido? não quero aqui desmerecer nenhum autor clássico, nem seus supostos interpretadores, mas é só um ponto de discussão para algo que vou colocar mais á frente.

Atualmente estamos vivendo um momento de vários questionamentos políticos,filosóficos,sociais etc... arte urbana tem como sua principal fundamentação essas questões,que claro, após alguns anos alguém vai olhar e pensar:por que era assim?

Afinal,isso não ocorreu com os clássicos?mas será que naquela época eles eram vistos da mesma forma?

È claro que aqui defendo uma postura pós-moderna,e defendo também o estudo da nossa época,porque olhar pro passado para entender o futuro é válido, mas olhar sempre para o passado é terrível!

Posturas sectárias fazem com que muita coisa em volta seja desvalorizada, principalmente no âmbito cultural e artístico,temos que desmistificar a idéia de impor sempre uma visão clássica da coisas,quando ensinamos literatura devemos sim valorizar os clássicos,mas também devemos pensar que nossos alunos lêem com frenquencia Best Sellers e livros de grande vendagem como Harry Potter,O ladrão de raios etc...

Educar não é apenas uma profissão,é uma missão,é extremamente importante mostrar o mundo em suas duas faces promovendo o que há de importante na literatura moderna,e ai convido a mais um ponto de discussão: O que é moderno?como vemos a modernidade?os autores atuais não tem influências de autores clássicos?...o tema que proponho aqui é muito amplo e nem pretendo terminar aqui essa problemática,mas convido uma reflexão.

Espero não chamar atenção apenas de colegas,professores e amigos,mas também dos leitores,convidando a conhecer um mundo onde todas culturas e pensamentos encontram-se e que vale muito a pena visitar esses “outros mundos” ,viver a cultura é respirar a vida e a vida tem por necessidade renovar-se todos os dias.

Andressa Takao

Andressa Takao
Enviado por Andressa Takao em 08/07/2012
Reeditado em 23/01/2013
Código do texto: T3767413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.