O mundo japonês sobre o prisma de um ocidental

O mundo japonês sobre o prisma de um oriental

Só pelo título, o livro ”O Sol se põe em São Paulo” não serve de atrativo para um nikkey adquiri-lo e levando em conta também que o autor Bernardo Carvalho nada tem de oriental.

Mas ao iniciar a leitura, o leitor constata que o mundo japonês está tudo ali retratado em minúcias: seus costumes, período incerto da guerra, modalidades teatrais, problemas de dekasséguis. Sem falar que todos os personagens são japoneses e o narrador é um nikkey já da quarta geração, bisneto de imigrante, nascido no Brasil, sequer fala uma palavra do idioma dos bisavós. Mais do que a narração de um triângulo amoroso, a obra surpreende pelo emaranhado de intrigas e pelo final inesperado. É um romance que prende a atenção do leitor, que o lê com avidez só na espera do ato final.

O livro inicia-se no bairro da Liberdade, na capital e termina no interior, em Promissão, berço da colonização japonesa, passando por Lins, Bastos, A via de Acesso Shuhei Uetsuka para Promissão, a praça com o mesmo nome, logo no início, são descritas como se o narrador as conhecesse de fato.

A estada do escritor Yukio Mishima na Fazenda Tarama, em Lins, onde viveu o príncipe Tarama, neto do imperador Meiji, local onde escreveu a premiada peça “Toca de Capim”, baseada no panorama refleto de cupinzeiros ali existentes, é também enfocada pelo narrador. Mishima se suicidaria em 25.11.70, após invadir um quartel com jovens seguidores, praticando “harakiri”, um suicídio cerimonial. Outro escritor Junichiro Tanizaki, cuja obra “As Irmãs Makioka” serve de analise comportamental de personagem, é estudada. Para escrever esse livro o autor deve ter pesquisado a fundo, pessoalmente ou com assessoria de erudito versado na cultura japonesa. Se traduzido para o japonês vai fazer sucesso. É a história que todos apreciam ler.

O autor, Bernardo Carvalho, já escreveu inúmeros livros. Premiado no Brasil e no exterior. Sua obra já foi traduzida para mais de dez idiomas. O Príncipe Tarama vive ainda em São Paulo.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 04/03/2011
Código do texto: T2828467