O que diz a Bíblia sobre alimentação?

No livro de Gênesis, que fala da Criação do Homem, Deus diz especificamente a Adão e Eva sobre os alimentos que ele providenciou para eles comerem:

“Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra¬, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ¬se movem rente ao chão.” (Gênesis 1: 29-30)

Ou seja, o Jardim do Éden era vegano.

Somente após a queda o pecado entrou no mundo e então tudo mudou. Após o dilúvio, Deus disse a Noé:

“O seu medo e pavor cairá sobre todos os animais da terra e sobre todos os pássaros do céu, sobre toda criatura que se move pela terra e sobre todos os peixes do mar; eles são entregues em suas mãos. Tudo o que vive e se move será alimento para você.” (Gênesis 9: 2-3)

Então, o que isso significa para nosso relacionamento com os animais e o que escolhemos comer? A maioria dos cristãos que comem carne acreditam que os animais são criações de Deus e podemos consumi-los. Na verdade, por serem eles criação de Deus é que devíamos respeitá-los e nos abster de assassiná-los para nossa alimentação. Raciocinemos: segundo as próprias escrituras, fomos criados no Éden, mundo de suprema fartura, felicidade e paz. Se ali, envolvidos pelo amor e bondade de Deus já tínhamos tudo que nos completasse como seres humanos, filhos de Deus, porque precisaríamos nós tomar posse de outros seres vivos, também criados por Deus, matá-los em e nome de uma prazer egoístico e desnecessário, usá-los como alimento? Se não era a intenção de Deus que comêssemos carne ao criar o mundo e tudo que nele existe para o nosso deleite, por que então deveríamos desobedecê-lo? Alguém perspicaz pode replicar essa afirmação dizendo que “os animais são também para o nosso deleite”. Em parte isto é verdade. Isto é verdade, mas com um grande diferencial. Eles são para o nosso deleite vivos e não assassinados.

Que objetivo teria Deus ao criar os animais para que deles fizéssemos comida se Ele já nos fornecera tudo de que precisamos: todas as vitaminas, todos os nutrientes e proteínas contidos na própria natureza também, sabiamente por ele criada? Há um contra censo aí e Deus não seria amor e bondade se assim tivesse agido. A única resposta sensata para essa questão é que caímos mesmo em pecado e, tendo entorpecido nossas mentes ao comer do fruto proibido, negamos o amor de Deus e passamos a agir seguindo o caminho torto do livre arbítrio. Mas não esqueçamos de que o livre arbítrio já nos fora dado desde o começo da criação. Logo, a escolha era, no principio, como continua sendo hoje, sempre e eternamente nossa. Quem persiste em continuar ingerindo a carne, seja ou não religioso, está escolhendo ir por um caminho errado, não importam quais sejam seus argumentos para continuar a fazê-lo. É como eu sempre digo: argumentos continuarão existindo e quem os sustenta deve saber, no íntimo porque o esta fazendo. Comer carne é comprovadamente ante natural, não só no âmbito individual como no universal planetário e não precisa ser nem muito inteligente ou religioso para compreender isto.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 12/04/2023
Código do texto: T7762054
Classificação de conteúdo: seguro