CARTA DE VINHOS

Saborosa carta de vinhos e seus aromas!

A mais pura verdade é tão autêntica, que o bom apreciador dos vinhos são aqueles, que, tomam os tintos que “gostam e os degustam”, sem as frescuras dos seus nomes, aromas, País!...Vide o que acontece com o famoso e tradicional garrafão “SANGUE DE BOI” com uma multidão de apreciadores!...

O mais humilde dos trabalhadores, e sem cultura enóloga um “sommelier” trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final,(vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos, conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas, etc...)

Enófilo, apreciador e estudioso de vinhos (ou amante), aquele, que se, dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos; Enófilo é diferente de Enólogo, devido ao fato, de que, o Enólogo é um graduado, que cuida da elaboração de vinhos, sendo que, o enófilo é apenas um apreciador, e, não pode elaborar vinhos.

Sommelier é um profissional especializado conhecedor de vinhos, e todos os assuntos relacionados ao serviço deste . O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação das adegas.

Mas, a liturgia enóloga de saborear o tinto vinho de boa qualidade, é um interessante ritual, que deve ser acompanhado com um queijo parmesão, olivas pretas, bacalhau, macarrão, e, pizza de massa fina são ótimas dicas de acompanhamento para vinho! Outra opção de acompanhamento para vinho tinto suave são aperitivos que incluem queijos maduros, carnes defumadas, pães e torradas acompanhados de patês.

Jose Alfredo – jornalista – Apreciador do tinto vinho.

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 04/03/2023
Reeditado em 04/03/2023
Código do texto: T7732919
Classificação de conteúdo: seguro