Nossos indígenas eram mestres na caça e na pesca, isto quando as matas ainda eram selvagens e os rios não poluídos produziam peixes em grande quantidade e qualidade. Era dessas riquezas (caça e pesca) que os indígenas se alimentavam. Hoje não temos mais esses hábitos alimentares porque as florestas e rios foram dizimados ou com o desmatamento ou com a poluição, produtos criados pelo "homem branco" e a culinária deixada e esquecida.
     Os indígenas eram exímios pescadores. Saíam para os rios em suas "pirogas" para pescarem  o sustento da tribo. Retornavam com bonitos peixes dos quais se alimentavam. Isso lhes dava uma pele bonita, excelentes cabelos e guerreiros valentes. É da pesca que vou lhes mostrar uma receita de "moqueca" à moda índia. Esta receita aprendi-a com minha mãe que era  "ameríndia". Bem vamos à receita:

INGREDIENTES:

- Lenha para uma boa fogueira;
- Folhas de bananeira;
- Pimentas silvestres(como exemplo a pimenta-de-macaco);
- Folhas da planta chamada "jambu", que tem um sabor picante;
- Por fim o principal, os peixes, que deverão serem muitos grandes nem muito pequenos chamados "lambaris"que se come assado.

MODO DE PREPARO:

1º) Cavouque o chão onde vais fazer a fogueira;

2º) A cova deve ser quadrada e um pouco espaçosa para a disposição dos peixes;

3º) Faça um pequeno fosso forrado com folhas de bananeira;

4º) Vá distribuíndo os  peixes no fosso na seguinte sequencia: cabeça-cauda; cauda-cabeça até terminarem os peixes;

5º) Por cima do fosso faça uma fogueira com lenhas que dêm brasas suficientes para o cozimento dos peixes;

OBSERVAÇÃO.: "Não é necessário limpar os peixes, pois os mesmos cozinharão ficando assim fácil de extrair as vísceras e escamas;

6º) Com as pimentas e as folhas da planta "jambu" e sal faz-se um molho para ser usado nos peixes ao servir;

7º) Essa moqueca deve ser acompanhada de pirão de farinha de mandioca, preparado em separo com caldo com sal e pimentas;

8º) Nesse passo deve-se retirar as brasas de sobre o fosso, limpar os peixes com uma peixeira bem amolada para extrair as vísceras e escamas. Sirva com o pirão descrito acima. É muito nutritiva e saborosa essa moqueca. Não é à toa que nossos indígenas eram fortes, pele bonita e cabelos vigorosos.