FUTEBOL NÃO PROMOVE INCLUSÃO

Deveria promover, mas infelizmente isso não ocorre como a maioria pensa. Fatos reprováveis dentro e fora dos gramados, envolvem torcedores, dirigentes, jogadores, confederação, federações. O único objetivo para a maioria é o dinheiro. Dentro de campo, os jogadores refletem o que são fora.

===

Muitos falam, propagam, fazem campanhas sobre esportes, e colocam o futebol como a principal modalidade esportiva almejada, praticada no Brasil e no mundo, porém, não fazem uso desse protagonismo para expor o bem, apenas. O lado

cinzento e obscuro é maior. Bem maior!

===

Sonhar e pensar não é proibido, ninguém paga tributos por isso, mas a realização do sonho de jogar futebol e tornar-se um atleta de sucesso é muito complicada, pois esbarra no mau caratismo de alguns dirigentes, na falta de noção

de outros, na corrupção que envolve entidades e jogadores, na ausência de boas perspectivas de alguns, nas "igrejinhas" e nas "panelinhas" de jogadores etc.

===

Incluir pessoas no âmbito esportivo, com o intuito de jogar futebol é uma tarefa das mais árduas, porque não depende exclusivamente do futuro jogador. Há muitas artimanhas, malandragens, pedofilia, interesses escusos, discriminação, preconceitos etc. São muitas sujeiras, principalmente nas divisões amadoras, e nas mentes poluídas de quem compõem o elenco de cada clube. Claro, que existem exceções, e o pessoal, em geral, trabalha direitinho, mas nem todos enxergam e agem com profissionalismo.

===

O candidato a jogador vai a uma determinada agremiação, e só é aceito, se tiver um sobrenome famoso, ou se for parente de alguém de lá de dentro do clube. Ou então, ser filho de algum bom ex-jogador, ou de ator, ou de algum amigo de alguém que trabalha lá. E muitos discriminam pela cor da pele, pela preferência sexual, pelo grau de instrução, pela aparência etc. Não generalizo, mas ocorre na maioria das vezes.

===

É evidente, que isso não acontece apenas no esporte. Na educação também existe algo parecido, quando, por exemplo, em algumas escolas particulares em que o professor só é contratado se tiver alguma "cunha", ou seja, ter alguém lá dentro, que te apresente, ou que fale bem de você. Mas isso não é tão fácil, porque algum colega lá de dentro, não vai querer te ver bem ou até melhor que ele (a).

===

O futebol não tem sido modelo para inclusão, justamente porque não dão chances para muitos candidatos, também, por discriminação. Preferem o nepotismo, DVD, e o "eu ouvi falar".

===

A prática esportiva denominada futebol está envolvida nos mais diversos escândalos: fabricadores e entregadores de resultados (não só no Brasil), privilégios aos clubes que se dizem endinheirados, jogadores mais populares envolvidos

em práticas ilícitas fora do campo, a invenção do WAR e os inúmeras decisões equivocadas para beneficiar algumas agremiações, a presença das SAFs - Sociedades Anônimas do Futebol; e dos clubes-empresa (são diferentes), patrocinadores e apostas e a que influência dentro dos gramados,

racismo e a covardia das instituições, atletas que não "abraçam" causas, prisão de dirigentes e de jogadores, escândalos sexuais e diversos tipos de assédios etc. Isto são bons exemplos para quem? Inclui, agrega?

===

Surgem o filho de fulano, o neto de sicrano, o namorado de alguma sócia importantíssima, os coleguinhas do filho do dono etc. Quanto aos outros possíveis candidatos, verificam estado de origem, porque, dependendo de onde veio cada um, já barram. Ou então marcam exames em horários esdrúxulos, justamente para a pessoa desistir, visto que muitos não têm dinheiro para pagar tarifas nos ônibus.

===

O candidato que é conhecido, normalmente, não tem dificuldades financeiras, quer praticar o esporte futebol, por "hobby" e porque será protegido, irá receber um bom dinheiro como ajuda de custo. Depois, melhora.

===

Outro grande problema que exclui é a mentalidade de alguns treinadores e torcedores "cegos", que veem o fair play algo desnecessário. Para eles, o que interessa é levar vantagens, gostar e praticar malandragens, exaltar o cafajestismo, e endeusar as espertezas. Caráter é "coisa para bobos", na cabeça deles. Talvez se eles, souberem, de antemão, que algum candidato a jogador é contra o jogo limpo, será aceito para treinar no clube.

===

Outros exemplos de exclusão é o comportamento das torcidas: se é para incluir, por que há tantas brigas, tantas mortes, tantas provocações com o intuito de promover bagunças? Se é para incluir, viver bem, torcer, vibrar, comemorar, por que fazer emboscadas para roubar o próximo? Por que humilhar e espancar torcedores do adversário, às vezes, até a morte? Por que "torcedores" adentram estádios portando armas? Se é para incluir, por que alguns comentaristas e apresentadores de TV, aprovam insanidades? Se é para incluir, por que as arbitragens, em inúmeros casos "operam" alguns times? Se é para incluir, por que vários dirigentes afundam os clubes, levando-os, praticamente à falência? Se é para incluir, por que as máfias não são investigadas? Se é para incluir, por que jogos são exibidos às vinte e duas horas, em pleno meio de semana? Se é para incluir, por que apenas uma emissora mostra algumas partidas quando quer e de apenas um clube? Desde quando isso é inclusão? É, sim: DISCRIMINAÇÃO.

===

Percebe-se que futebol não tem sido o modelo que deveria, há muitos anos. Passou a ser apenas negócio envolvendo capital, lucro e violência. Em que pese a necessidade de incluir jovens, colaborar para com a formação cidadã de cada um, investir corretamente nas categorias de base etc. O que não pode é ficar escolhendo, cumprindo protocolos através das famosas peneiras para alguns, e olhômetros, para outros.

===

Promovem peneiras para não ficar feio dizer não aos pais ou aos responsáveis pelos garotos. Mas, normalmente não funcionam, porque as "cartas já estão marcadas".

===

Não confio nesse meio que denigre pessoas, acabam com vários sonhos, escolhem alguns em detrimento de outros bem melhores que os escolhidos.

===

Por que vários clubes deixaram de revelar jogadores e estão à beira do caos? Não é apenas por incompetência dos dirigentes, mas deve-se muito às discriminações, onde os melhores não têm vez. Um clube adquire, tentar negociar o jogador e vê "problemas" . Prevalece o ego, o nepotismo, o capitalismo selvagem.

===

Muitos agem para agradar chefias e manter famas; jamais para incluir.

==========

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,

Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 02/01/2024
Código do texto: T7967622
Classificação de conteúdo: seguro