O PAI PRECOCE

É comum ouvir, ler, falar sobre gravidez precoce e o que envolve as garotas, quando se tornam mães nesta fase. Ok; mas, e os garotos pais?

Difícil acreditar que um adolescente ao deparar com a paternidade, encare com naturalidade, como se fosse normal. Pelo contrário, surge um turbilhão de sentimentos, uma vez que é um fato novo. As consequências são inúmeras, e o sofrimento pode acelerar várias atitudes desagradáveis ou não.

O pai garoto ainda não adquiriu as etapas do desenvolvimento, os valores ainda não foram consolidados,

e já tem que administrar a sua vida, preparar para ser pai e ter mais responsabilidades. Terá que assumir o filho, tratar e cuidar do mesmo. Tudo muda.

Diante da situação, o pai precoce sofre consequências quando depara com a adolescência interrompida, porque com ela, muitas ações deixam de ser cultivadas, desenvolvidas, como a diversão, os estudos, a vida social propriamente dita etc.

O projeto de vida é freado devido a um ato sexual não programado, ou seja, impulso. Na maioria dos casos, o garoto para de estudar, porque não será encarado como bom exemplo; e sim, infeliz, "sem noção". Dirão que ele não soube usar camisinha, idiota, imaturo e deseducado no tocante à prevenção. Comportamentos do gênero, que remetem ao discurso moralista.

O menino quando é pai na adolescência, nem sempre tem apoio dos pais dele, ou seja, dos futuros avós. Tudo depende, também, com quem ele se envolveu, que família. Se for uma abastada, talvez não tenha tantos problemas; caso seja uma que necessite de alguma ajuda, tudo pode piorar para os envolvidos.

Claro, que a menina sofre; mas, há o sofrimento do menino também, e este tema não é tão discutido. Informações sobre a menina grávida há muitas. Por isso, o foco maior, neste texto, é este: o que ocorre ou pode acontecer com o garoto, ora pai.

A princípio, muitos têm vontade sumir, desaparecer; outros choram bastante, e se revoltam. Grande parte age das mais

diversas maneiras.

Ao utilizar o termo pai, entende-se que ele precisa trabalhar para sustentar o filho. A mãe também pode, porém, a

sociedade cobra responsabilidade maior do homem. A modernidade não está tão aflorada na mentalidade integralmente humana, em que pesem os avanços sociais.

Como o pai precoce vai conseguir emprego? Talvez o melhor seria trabalhar com alguns parentes, porque com idade de adolescente, fica difícil conseguir uma empresa que o aceite. Ainda mais com filho.

Se o pai ainda garoto conseguir trabalhar com os familiares, vai aprender muito e amadurecer. Por que com os parentes? Justamente, porque são as maiores referências masculinas que o menino teve e segue tendo. Ele precisa de bons exemplos, de modelos de boas condutas, necessita de orientações, apoios etc.

O viver na adolescência aborda diversos significados, emoções, obrigações, aprendizagens etc. E a cada dia, a tendência é melhorar a convivência e seguir bons exemplos.

Portanto, o garoto terá que se adaptar, tentar um bom relacionamento com a mãe do herdeiro, que por ora, manterá uma espécie de boa amizade. Isso vai depender de quanto tempo durará essa relação amistosa. A tendência é terminar após um ano.

Os pais precoces merecem apoios e cuidados. A sociedade e os especialistas na área devem olhar melhor, para este lado, e pesquisar mais, ouvir outros meninos que estão na mesma situação, e aprofundar os estudos. Todos têm a ganhar.

======

Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,

Videorrepórter, Videojornalista etc.

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 01/01/2024
Código do texto: T7966845
Classificação de conteúdo: seguro