A avaliação como fator de desenvolvimento e aprendizagem na educação

A avaliação é um instrumento de demasiada relevância para que o docente entenda o contexto da aprendizagem. É um processo que deve se dar de forma contínua, onde a efetividade da aprendizagem precisa ser avaliada durante todo o trabalho. Uma vez que o objetivo é o desenvolvimento do aluno em todos os sentidos. E aqui cabe indagar: a avaliação é um fator de desenvolvimento e aprendizagem na educação?

A Ph.D em educação Ana Canen (1999) chama atenção para a situação do fracasso escolar, e segundo ela, tal situação atinge grande parte da população brasileira e aponta que estão nos mecanismos de avaliação uma das principais causas. Isso é muto sério. Todavia, é preciso deixar claro que a avaliação não deve ser considerada como a visão do professor sobre o aluno e seu cognitivo, mas como a ação dele próprio refletir todos os seus procedimentos e até acerca de si mesmo, do alunado e de todo o conjunto educacional, ajudando-o a tomar decisões. Nesse sentido, far-se-ia oportuno articular a avaliação a um projeto educacional para a formação do discente como um cidadão crítico, que fosse autônomo e participante; pois o objetivo do processo de ensino aprendizagem constitui a apropriação significativa e critica do conhecimento, vista como um processo de construção.

Diante do exposto, é possível asserir que a avaliação precisa ser vista como um mecanismo que leve, não só o discente, mas também o docente, a um processo de desenvolvimento. Jamais ficar restrita à função de classificação, ou seja, reduzir a um momento final do processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno é categorizado em termos de nota, e sim, acompanhar em sua trajetória de sua construção cotidiana. E assim está respondida a indagação colocada no início do texto, pois a avaliação vista dessa maneira, torna-se, sim, um fator de suma relevância para o desenvolvimento e aprendizagem na educação.