CENÁRIO DO HOMEM ATUAL

Desde muito tempo o ser humano desejou conhecer, crescer e evoluir como indivíduo pessoal, comunitário e intelectual, principalmente pelo terceiro ponto, como um ser dotado de inteligência. É o que o fez transformar-se, bem como o desenvolvimento das tecnologias. Com os avanços da medicina, por exemplo, o ser humano sanou o problema de muitas doenças, até então, tidas como incuráveis; já com a comunicação, o ser humano aproxima os que estão distantes e a tecnologia ajuda para que isso aconteça. Os meios de comunicação e os veículos de acesso rápido à informação deixaram o cidadão, desde pronto, diante dos acontecimentos ao seu redor praticamente no mesmo instante em que a ação é realizada.

Diante deste cenário inicial o homem se autoajuda, melhora seu bem-estar e o convívio social, porém, os meios de comunicação são causadores de grandes problemas para ele e para a sociedade, porque com acessos e meios tão rápidos e fáceis, o homem deixa de se aprofundar no conhecimento ficando apenas “no raso”, que no mais, confluem, sobretudo, na própria educação, que afunda cada vez mais em crises delicadas, pois o homem não terá uma opinião crítica diante da realidade e aceitará tudo como verdade, bem como o exacerbado senso comum em que não há análise de nada, televisão e redes sociais que aceitam todas e quaisquer informações e levam a insanidade causada pelo uso excessivo de tais meios, portanto, o ser humano encontra-se na escuridão, as ideias estão condicionadas, o seu agir é voltado apenas para as próprias convicções, tudo é relativo e por fim, nada o leva a felicidade, a não ser pela satisfação das inclinações .

Para superar tais problemas, Edgar Morin em “a cabeça bem feita” dirá que “é necessário uma reforma do pensamento, portanto de uma reforma do ensino” (MORIN, 2000, p. 9), bem como redescobrir na educação, o caminho de instrução, da busca do conhecimento humano, histórico, cultural e científico, da promoção humana e do caminho bom para formação do cidadão, porque a educação visa no homem o aprimoramento como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado. (Art. 35) (PCN, 2006, p. 7)