Ensinando Matemática através de brincadeiras.

Ensinando Matemática através de brincadeiras.

O que estou oferecendo é uma opção a mais para brincar com a Matemática de forma prazerosa e desenvolver dentro de sala de aula uma nova maneira de trabalhar a Matemática, para que se torne algo mais próximo da criança e seja interiorizado como uma brincadeira que faça parte de seu cotidiano e onde a criança aprende brincando com os amigos .

Brincadeira dos 5.

Inicia-se a brincadeira colocando vários brinquedos grandes no chão.

Coloca-se 5 bambolês no chão e dentro deles números de 1 a 5.

Separar um grupo de 10 crianças cada uma será o par da outra que terá colado na camiseta o numero de 1 a 5.

Cada dupla vai colocar o numero de brinquedos que esta na sua camiseta que vai corresponder ao que esta no bambolê e ambas vão entrar dentro do bambolê com os brinquedos .

A professora vai falar: números saiam das casas. E todos saem das casas.

• Números tirem os brinquedos das casas.

• Números coloquem os brinquedos nas casas .

• Números se abracem.

• Numero 1 faça cócegas no numero 5.

E a brincadeira termina trocando de camisetas que devem ser bem grandes para ser bem visuais os números.

Para maternal II pode ser trocado, em vez de se colocar números cores isso foi sugestão da professora Glessy Sgarbi que trabalha no Maternal II A do Nucleo Recanto dos Passarinhos pensando na dificuldade que poderiam ter para entenderem a relação números e quantidades.

Sugeri que poderia ser colocado somente 3 bambolês e ir aumentando com o decorrer do ano.

A Matemática é muito divertida e pode ser um brinquedo para as crianças, um jogo gostoso de brincar alcançando vários objetivos que podem ser dirigidos ou apenas um jogo divertido com um foco mais amplo de aprendizagem.