O maior desafio do educador

A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano, e representa uma ferramenta eficaz nos processos de aprendizagem. Através da leitura é possível criar uma série de conceitos e significações acerca do objeto estudado. A palavra escrita é considerada uma das mais importantes heranças culturais da humanidade.

O ensino tradicional da leitura na escola não permite que o aluno reconheça sua bagagem prévia de conhecimento e com ele construa uma nova realidade. Apesar de toda a influência da era digital, ainda pode-se verificar que certas implicações pedagógicas resistem às tão necessárias mudanças educacionais.

Toda leitura envolve mais do que o texto que está sendo lido. É um continuo processo de agregação de valores e conhecimentos prévios a esse texto. A importância da intertextualidade, desde os mais remotos tempos, vem modificar essas posturas e trazer dinamismo a leitura na escola. Mais do que decodificar um texto escrito, juntando as sílabas, interpretando elementos linguísticos, percebe-se a urgência de propiciar uma contextualização com o mundo do leitor, permitindo que o mesmo consiga entender esse texto em todas as suas possíveis leituras.

No processo ensino-aprendizagem, a leitura não encerra por si só uma definição no contexto escolar. Nem mesmo se usada unicamente como pretexto. É um árduo trabalho para fazer a união dos diferentes tipos de saberes a formar o conhecimento do indivíduo. Uma prática de leitura voltada para o aperfeiçoamento do individuo como ser. Esse, talvez, o maior desafio do educador.