COMBATE EQUIVOCADO

Quem costuma acompanhar as projeções semanais que o Banco Central (BC) divulga via Boletim Focus (mais de 100 instituições são ouvidas) , já percebeu que existe uma certa constância nos números que se referem ao PIB (Produto Interno Bruto), inflação, Selic (Taxa básica de juros ) e Dólar.

Por se tratar de uma informação semanal depreende-se, a menos que haja mudança brusca de conjuntura, que haja essa proximidade, embora as apostas no mais longo prazo (2017) sejam de retração na queda do PIB, da inflação, na manutenção da Selic e uma certa estabilidade na taxa de câmbio. Evidente que estes analistas/instituições jogam coma aprovação do impeachment – melhor, consideram-no favas contadas.

A última divulgação traz as seguintes previsões:

PIB: manteve-se em -3,20%

Inflação: ficou em 7,31%

Taxa básica de juros (Selic): manteve-se em 13,75%;

Dólar: permaneceu em R$ 3,30.

A inflação, que é o que nos diz respeito mais diretamente, permanece acima do limite máximo da meta (vale lembrar: a política inflacionária é calcada no sistema de metas, tendo como centro 4,5% e uma tolerância de 2,0% para baixo e para cima, ou seja, deve variar de 2,5% a 6,5%).

A divulgação mensal feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do IPCA (inflação oficial) mostra que há uma resistência persistente dos alimentos à queda. Mesmo havendo diminuição acentuada em outros grupos de itens pesquisados, o peso do grupo alimentação tem mantido o índice acima do esperado.

Pessoalmente, acho pouco produtivo, senão equivocado, por parte do BC, combater a inflação apenas mantendo elevada a Selic. Se estamos em recessão, deduz-se que a inflação não é de demanda. Creio que haja um forte componente inercial aí que esteja sendo negligenciado. Essa memória poderia ser combatida estimulando-se o investimento produtivo e não agravando as despesas financeiras do setor privado. Senão, corremos o risco de entrar em 2017 com o Boletim Focus se repetindo.

Cleo Ferreira
Enviado por Cleo Ferreira em 22/08/2016
Código do texto: T5736063
Classificação de conteúdo: seguro