FARMÁCIA VIVA NA ESCOLA

...Uma visita de campo

Numa tarde de terça-feira (09/07/2019), fomos ao encontro da Escola Municipal de Tempo Integral Guiomar da Silva Almeida, na Grande Messejana, no bairro Paupina, em Fortaleza.

O que nos motivou “ir ao encontro”? A disposição da escola, por meio de professores, educando e a comunidade de desenvolver trabalhos educativos com a temática e prática vivencial das plantas medicinais e com as plantas alimentícias não convencionais (Panc’s), experiência que a escola já vem realizando.

O professor Gleison Gomes, é um dos motivadores desta temática viva e multidisciplinar. E de multidisciplinaridade o professor Gleison entende. As Cirandas da Vida e o professor já cruzaram e compartilharem por caminhos de saúde e educação por meio do NASF. Por força dessa experiência, a escola vem de ser selecionada para apresentar trabalho na IX Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza - Etapa Distrital.

Potente é perceber que na comunidade, a participação comunitária incentiva a escola e a escola se interfaceia com a comunidade. O casal André Nestor e Adriana Rodrigues sintetiza o sentido da cidadania que se volta para o cuidado com o ambiente, a educação ambiental e a valorização das plantas medicinais, alimentícias e ornamentais, como ação que vai ao encontro da valorização da vida e do ambiente.

O Projeto “Coloque Flores! Lixo Não” representa uma pequena grande “revolução” na imagem da comunidade em conexão com a escola. Esta ação integrada garante visibilidade positiva para a comunidade. Nestor e Adriana agem de forma desprendida para promover o bem estar do ambiente comunitário e o despertar para uma mudança que chega nutrida com os valores e cultivo das plantas. Áreas antes degradadas pelo lixo foram transformadas em ambientes saudáveis, conforme pode ser vistos nas imagens que capturamos.

Educadores, educandos, trabalhadores de saúde da Uaps Anísio Teixeira e a comunidade integram esta iniciativa transformadora. A Estratégia Cirandas da Vida foi provocada pela Dra Ana Cecília Almeida (Saúde Bucal da Uaps Anísio Teixeira) a fazer este “caminho de ida” na perspectiva de vir a fazer um caminho de volta ao “Cirandas na Escola”, processo que nos remete aos anos de 2008 a 2012, quando a experiência despertou a atenção da produção do TV Escola (que por duas semanas gravaram em Fortaleza e que culminou na produção da série “Educação e Saúde - Caminhos Possíveis e Necessário”, que teve a consultoria da Dra Vera Dantas e a participação das Cirandas da Vida e de diversos movimentos de Fortaleza. Pois bem, o desafio agora é rimar uma ciranda na escola, com os valores e nutrientes da Farmácia Viva, na perspectiva de entrelaçar saúde, educação e comunidade, olhando para o protagonismo das pessoas que plantam as sementes e mudas da saúde e educação e fertilizam a mente da infância e adolescência com os valores e saberes que veem das plantas. Essa perspectiva é potente, pois aproxima e compromete cada vez mais “saúde e educação”, por meio das plantas medicinais e outras temáticas, com linguagens e vivências que se comunicam com as crianças e adolescentes e promovem o saber e a cultura do cuidado.

QUEM PLANTA UMA SEMENTE

Quem planta uma semente assim

Assim transforma o ambiente

Quem planta sabedoria assim

Assim transforma terra e gente

Quem planta valores assim

Assim age generosamente!

E os gêneros plantados

Crescem abundantemente

São sementes do cuidado

Mudas de arte como presentes

Presente! Presente! Presentes!

Canteiros de plantas e ciência!

Ciência viva de um educar potente

Ciência viva de saúde com atitude

Com educação popular e permanente!

Nota: a pandemia da Covid19 interrompeu muitos processos de vida e trabalho nos territórios de de vida e história. Vidas foram perdidas para o negacionismo e os projetos foram paralisados.

#bypoetaelias

#sintesescriativas

#arte #cultura #saude

#farmaciavivanaescola