TERRA, PLANETA ÁGUA

A maior parte do Planeta Terra, 70%, é ocupada por água. Pesquisas apontam que cerca de 97% da água existente no planeta é salgada, restando menos de 3% de água doce, da qual, cerca de 2% encontra-se nos glaciares, no estado sólido. Isso significa que não pode, para já, ser utilizada para consumo. Assim, menos de 1% de água encontra-se localizada no subsolo, nos rios e outros cursos de água, e é esta que constitui a reserva de água potável.

Com o aumento da população terrestre, a produção de bens de consumo e produtos industrializados aumentou. Paralelamente, veio o aumento de lixões, o índice de poluição, o aquecimento global, o enfraquecimento da Camada de Ozônio, camada de gás que protege a Terra, e tudo isso gerou o chamado Efeito Estufa (processo que ocorre quando uma parte da radiação solar, refletida pela superfície terrestre, é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, fazendo com que o calor fique retido dentro do planeta, não sendo liberado para o espaço), que faz com que nosso planeta fique cada vez mais quente, parecendo o interior de uma estufa.

O corpo humano é composto por 70% de água.

Os Oceanos são indispensáveis à manutenção da vida do Planeta Terra.

Os mares são fontes de renda e sobrevivência de muitas pessoas, mas muitos “piratas” têm extrapolado e abusado dos recursos que eles nos oferecem.

As chuvas escasseiam e têm-se tornado mais fortes, o derretimento das geleiras polares está aumentando o nível de água dos oceanos, fazendo com que essa água invada as casas, destruam pontes, alaguem ruas, causando um desequilíbrio térmico no planeta. A situação é preocupante.

Devido a esses fatores nossas águas pedem ajuda. Precisamos fazer algo.

Primeiro: Economize água. Não deixe a torneira aberta ou o chuveiro, se você não estiver usando. Não lave a calçada, o passeio, o quintal com água limpa. Não há necessidade disso. Apenas varrendo, em alguns casos, mantemos a limpeza. A água que usamos para lavar as roupas pode ser usada para limpar a casa e suas dependências.

Milhões de litros de água são desperdiçados todos os dias enquanto escova-se os dentes com a torneira aberta.

Enquanto estou ensaboando o corpo, o chuveiro pode ficar fechado. Durante o período que esfrego o carro, a moto, o cachorro, a roupa ou estou lavando outra coisa, a mangueira pode ficar fechada.

Verifique se a sua caixa d’água ou o encanamento têm vazamentos.

Segundo: Plante árvores. As plantas, algas, absorvem gás carbônico e produzem oxigênio, além de auxiliarem no processo de formação das nuvens, causando assim, as chuvas, fazendo com que o ar se torne mais puro e doenças diversas sejam evitadas. Se você não tem um espaço em sua casa para plantar uma árvore, converse com o vizinho, um amigo ou procure um local em que possa fazer isso. As plantas têm também a função de filtro solar, pois formam sombras que protegem a nós e os nossos bens.

Terceiro: Ande um pouco a pé, de bicicleta e deixe o veículo automotor de lado, porque ele produz monóxido de carbono, que polui e contamina o ar, excessivamente. Além do mais, ao andarmos a pé, estaremos nos exercitando, a circulação sanguínea melhorará, nossos corpos queimarão calorias e perderão gorduras, e assim, estaremos fazendo um bem enorme ao nosso habitat.

Quarto: Separe o lixo. É uma atitude que ajuda os catadores e facilita no processo de reciclagem, economizando energia e água.

Quinto: Não desmate; não mate animais. Eles auxiliam no equilíbrio da Terra e todos eles, sem exceção, têm sua função e sua importância dentro da natureza. Preservar e não matar.

Sexto: Não jogue lixo na rua, mesmo que seja um simples papel de bala, o palito de um pirulito, pois vários deles formam toneladas e causam vítimas diversas; entopem bueiros, demoram anos e mais anos para se decompor, e todo dano que causamos ao meio ambiente é a nos que causamos.

Certa vez, em um programa televisivo fizeram uma reportagem sobre o desperdício de água, e uma mulher com uma mangueira jorrando litros e litros de água rua a fora , quando foi abordada e questionada sobre seu descuido em estar desperdiçando tanta água, falou que já que criou-se o “Fome Zero”, uma campanha com vistas para arrecadar alimentos e acabar com a fome, agora poderia criar-se o “Sede Zero”...

Será que a preocupação com o futuro do nosso planeta é de responsabilidade apenas de nossos governantes e autoridades? São só eles que moram aqui? E como ficarão nossos filhos e os filhos dos filhos de nossos filhos?...

A pesca indiscriminada de baleias, golfinhos e seres marinhos é outro grande agravante dos problemas nos mares. Um patrulhamento mais rigoroso deve ser implantado para proteger nossas águas e seres aquáticos. Necessário é que sejamos amigos dos seres marinhos. Somos diferentes na compleição física, mas em nosso íntimo somos iguais. Atendamos ao chamado e ao apelo dos animais de socorro e amparo à vida. Isso mostra nossa gratidão e respeito para com o Criador.

Se essa predação indiscriminada prosseguir, as águas da superfície terrestre que aparecem nos estados líquido, sólido e gasoso, serão identificadas pelos estados poluído, imundo e vazio, e os três quartos de massa de cor azul que se apresentam no Mapa Mundi, serão preenchidos por uma mancha negra, levando para o fundo nossas esperanças de um dia ouvir alguém dizer: Terra, planeta água...

Pensemos nisso e aproveitemos, sem desperdício, tudo que nos tem sido dado, para que amanhã tenhamos novamente ou em quantidade maior (a quem foi dado muito será cobrado), caso contrário, seremos colocados em condições de não tê-los mais, pois será essa a única forma implantada para nossa conscientização.

Temos que deixar o comodismo de lado e nos interessar mais pelas causas ambientais.

Se Deus é Nosso Pai, a Natureza é Nossa Mãe.

Obrigado, Papai;

Obrigado, Mamãe!

Eles têm feito de tudo por nós; mas e nós, de que forma estamos retribuindo?