Serra do Curral - Serra do Gandarela

Tristeza, raiva... medo... Devemos refletir profundamente e tentar descobrir onde realmente a cova se alarga.... Carregados desses sentimentos, vamos sempre acusar o poder estabelecido do estado e do capital. Indignados protestamos, brigamos, choramos. Claro que sim! Nunca deveremos poupar energia, esforços e CORAGEM pra enfrentar essa peleja. Não se iluda, o que você vê, não é um buraco na Serra do Gandarela, é uma cova profunda na alma do homem que se acovarda, que AMARELA... E tantas vezes amarelei... E tenho sofrido tanto, não pelas batalhas que travei, mas por aquelas a que tenho me esquivado... Assim somos nós, receosos de nós mesmos, evitando a maior e mais dolorosa das indagações: QUEM SOMOS? Cobraremos de nossos governantes, julgaremos. Afirmaremos que nós, nossos filhos e irmãos faríamos melhor. Temos depositado, insistentemente, nossos votos em pessoas que sequer conhecemos e empenhamos toda nossa fé, nessa urna-pandora. Talvez, porque temamos mais do que sermos enganados, descobrir que não somos tão diferentes assim.

Se acaso me candidatasse, contaria com seu voto certamente. Você me conhece, sabe de minhas intenções, e eu, penso que me conheço... Se eleito fosse seu vereador, seu deputado, governador, presidente, seu papa, seu DEUS, assumiria o cargo vestindo sua camisa e a minha, a mesma, mesmo time: HUMANIDADE FUTEBOL CLUBE, imperfeitos titulares e banco. Eu, seu salvador de carne e osso. Eu, que tenho apanhado do mundo, açoitado no corpo e na alma, não pelas várias campanhas que lutei e luto, mas sim, àquela que me recuso e me acovardo, responder aquela velha pergunta: QUEM SOU EU? ... Sim, serei eleito e serei seu candidato fiel. Não me esquecerei de ti e a todos que representarei. Mantendo nossas bases “humanas” serei leal, confirmando nossa identidade e elo. Eu, que me considero honesto, íntegro, incorruptível, levarei abraçada ao seu voto, sua esperança e tudo que há em você que é par em mim. Eleito todo, corpo e alma, a minha vai inteira representando a totalidade da sua... O nosso lado mais obscuro, escurecido mesmo de nem vela acesa, aquele pedacinho que Deus forjou e entregou a chave ao “tentador”, vai junto nessa ciranda... nessa dança...

Meu irmão. Meus irmãos e irmãs, todos que me ouvem, nesse momento, reparem bem essa cena e me diga cada um; você, não se vê ali na serra que não é mais serra, como sendo o dente que a cárie invade? O pulmão que o câncer come? Não consegue ver claramente que é a alma que se consome? E ainda, saber que somos nós a cárie. Que somos nós, o câncer. Que somos a cura, que deve ser hoje. Que se não for hoje, amanhã não seremos mais serra.

Cassio Poeta Veloz

NOTA (copiada do link abaixo. Ver foto da tragédia no link):

Veja o tamanho da Praça do Papa, uma grande praça em BH, em relação ao tamanho da cava (buraco). Está sob responsabilidade da MBR, que pertence à VALE.

Em breve, a VALE poderá explorar minério na região de nascentes que abastecem a RMBH, a Serra do Gandarela, se autorizada.

O projeto Mina Apolo da VALE poderá destruir dezenas de nascentes de água potável, rica biodiversidade, cavernas de alta e máxima relevância, cachoeiras, mata Atlântica primária e muito mais no coração da Serra do Gandarela. Se for aprovada a atual proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, REDUZIDO, pelas mineradoras.

Saiba mais: http://www.aguasdogandarela.org

Cassio Poeta Veloz
Enviado por Cassio Poeta Veloz em 25/12/2013
Reeditado em 14/01/2014
Código do texto: T4624923
Classificação de conteúdo: seguro