Como surgiu na literatura de Itapagipe, MG, a Fazenda Serra da Moeda.

Qual a origem do nome Córrego da Moeda, os primeiros habitantes chegaram a região de Itapagipe a partir do começo do século XIX, vieram de diversas regiões do Brasil.

A maior parte da Serra da Canastra, pessoas pobres a procura de terras férteis para o desenvolvimento da agricultura e criação de animais.

A família Carneiro Leão chegou a região vindo do Rio de Janeiro, a famímia Adriano Machado de Vasconcelos da região de Ribeirão Preto, a família Dias da Silva da região de Campo Florido.

Da família Carneiro Leão, surgiu a família família Batista Carneiro, na figura de João Batista Carneiro, sendo que da família Adriano Machado de Vasconcelos, surgiu a família Machado de Vasconcelos, na figura de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos.

Da família Dias da Silva, surgiu a família de João Dias da Silva, o pai de Belmiro Dias da Silva.

Essas famílias misturaram-se geneticamente com outros famílias que chegaram a região.

Entretanto, as referidas famílias foram viver as margens do Córrego hoje denominado de Córrego da Moeda, no entanto, qual a verdadeira razão do referido Córrego receber o nome de Córrego da Moeda.

Moeda era o dinheiro usado no Império, continuou sendo posteriormente, usado também na República, os habitantes escolheram a região do referido Córrego, pelo fato das terras serem produtivas, tanto no desenvolvimento da agricultura, como na criação de gado.

Razão pela qual o Córrego produzia moeda, quer dizer riqueza, através da produção e da troca, exatamente por esse motivo o Córrego foi denominado de Córrego da Moeda.

Todavia, como surgiu a região da Serra da Moeda, pelo fato do Córrego da Moeda nascer em uma serra também muito produtiva, nesta região tinham outras famílias que vieram da Serra da Canastra, motivo pelo qual nasceu a região hoje denominada de Serra da Moeda.

Posteriores as famílias, Dias da Silva, Batista Carneiro e a família Machado de Vasconcelos, sobretudo, ao término das terras de Primo Adriano Machado de Vasconcelos, vieram outras famílias da Serra da Canastra, ocupando as margens do Córrego da Moeda até ao Rio Grande.

Portanto, o Córrego da Moeda, o maior Córrego da região de Itapagipe M.G, nascendo na Serra da Moeda indo desaguar as margens do Rio Grande, uma pena o referido Rio tinha peixes enormes, isso no século dezove eliminados pelo desenvolvimento da agricultura

Sendo que o Rio Grande em sua junção com o Rio Verde, Rio Paranaíba e centenas de córregos formam o segundo maior Rio do Brasil, sendo também, o segundo maior Rio da América do Sul, o oitavo maior Rio do mundo, na formação do Rio Paraná, desaguando no mar, o Rio Amazonas, maior Rio do mundo.

A importância do Córrego da Moeda, devido a sua ligação com a referida bacia geográfica.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando sempre política e economia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 09/03/2024
Reeditado em 09/03/2024
Código do texto: T8015730
Classificação de conteúdo: seguro