O que foi o 18 brumário na França como golpe de Estado, matéria para prova de vestibular.

O que foi o 18 brumário na França, um golpe de Estado efetivado em novembro de 1799, a França viveu um momento de intranquilidade, durante o processo revolucionário, a tomada do poder político pela burguesia francesa.

Por um lado, a burguesia não tinha paz com as ameaças da nobreza monarquista.

Por outro lado, os radicais revolucionários denominados de jacobinos, desejam a implantação do socialismo, além do enfrentamento externo das monarquias europeias que desejavam inviabilizar as revoluções liberais burguesas.

Com efeito, a burguesia liberal francesa teve que aliar ao ditador Napoleão Bonaparte, dando um golpe de Estado, após tomar o governo do diretório, composto por membros da direita e da esquerda, estabelecendo uma ditadura governando a França por 15 anos.

Durante esses anos, a nobreza foi degolada, do mesmo modo, os jacobinos de esquerda, o clero praticamente eliminado, os padres Lazaristas da Congregação da Missão, praticamente perderam todos os bens, sobretudo, suas terras na França.

Para se ter uma ideia do tamanho desta tragédia, no século 18 ano de 1842, os padres Lazaristas já na cidade de Campina Verde, Triângulo Mineiro.

Portanto, os padres ganham de um paulista milhares de alqueires de terra, envolvendo diversos municípios, sobretudo, Campina Verde, Itapagipe e São Francisco de Sales.

O desejo dos padres estabelecer na região uma civilização francesa, posteriormente, as fazendas foram doadas as famílias tradicionais da região, por último fazendo uma magnífica Reforma Agrária para os sem terra, sendo que parte das terras foram doadas a diocese de Ituiutaba, MG.

Com efeito, pede ao superior geral para mandar os franceses para a religião, a Congregação na França, não tinha como bancar o transporte, motivo pelo qual a região foi colonizada por portugueses.

Sendo que 85% dos padres Lazaristas foram mortos, como também padres de outras congregações, quando foi estabelecido na França em definitivo a burguesia como única força política.

Com a derrubada do diretório ficou determinado o consulado constituído por três cônsules: Napoleão, Roger Ducos e Sieyès.

A realização de tal fato político aconteceu em 1799, ao ser votada uma nova Constituição, com a maioria de deputados da extrema direita, Napoleão foi eleito como primeiro cônsul da República, atribuindo lhe amplos poderes.

Deste modo, foi estabecida uma ditadura militar, disfarçada de democracia, por meio da qual a burguesia conseguiu efetivar a Revolução Liberal Burguesa na França.

Os grandes líderes de esquerda foram mortos, evitando o socialismo, como também a morte de boa parte da nobreza, do mesmo modo, os padres ligados a monarquia.

Para ter uma ideia como foi esse terrível massacre, a burguesia tomou os bens da realeza, também a riqueza da Igreja Católica.

Sorbonne a melhor universidade da Europa criada pela a Igreja Católica, foi tomada dos padres, passando a ser a univeridade de Paris, ainda hoje uma universidade do Estado.

É bom saber a burguesia só é democrática quando tem em mãos todas as formas de poder, motivo pelo qual o Brasil vive em constantes golpes de Estado.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando sempre política e economia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/03/2024
Reeditado em 06/03/2024
Código do texto: T8013703
Classificação de conteúdo: seguro