Os 5 Sóis

Existem cinco maneiras de fazer brilhar os olhos dos homens e por consequência, ganhar, ter bens materiais, dinheiro em abundância e jóias no pulso e pescoço, ou melhor: no banco, no cofre e na canastra. Vejamos quais;

Primeira: através das barganhas e influências corruptivas. O chamado toma lá, dá cá que prendem os rabos de corrupto e corruptor; o que em razão da verdade, só acontecerá onde for mina de ouro e dinheiro.

Segunda: roubando. E nessa engloba a primeira, somada à qualquer modalidade de roubo ou assalto.

Lembrando que uma cueca suja tirada sem consentimento do dono, é no mínimo, roubo.

Terceira: traficando. Nessa modalidade, entra o receptador, que não passa de um "ladrão" legalizado, portanto, com direito de se defender juridicamente.

Quarta maneira: bem, essa é através do suor; através do trabalho, trabalho pesado por décadas e mais décadas; contudo, o vagabundo licenciado diz que trabalhar, dá trabalho. E como dá trabalho! Nesse caso, o montante de riqueza ao longo das décadas não vale a preguiça de hoje, nem a de amanhã; então...

Quinta: riqueza herdada. Bem, essa pode ser lícita aos olhos dos herdeiros que conduziram suas vidas soprando flautas, tocando oboés e condenando o vento; contudo, alguém lá atrás conseguiu a riqueza adquirida através de uma ou mais modalidades mencionadas. Fato!

Bem, vale ressaltar que toda riqueza humana, indistintamente, iniciou com a exploração dos recursos naturais e o principal meio exploratório, era o desmate de florestas para a monocultura de subsistência - plantio - e agropecuária.

Sem pensar muito, eis que foi enumerado e levantado com as devidas provas de como os humanos enriquecem, portanto, está concluso para sentença. Em qual(iais) modalidade(s) você se enquadra, pois num sistema humano estruturado no capitalismo egoístico, raro é o Ser que não se enquadre em uma modalidade citada; a saber e todos sabem, dinheiro é vil metal viciante que ninguém nega. E quanto mais, mais...; apagada a homilia dominical, apertei o botão acender da lanterna do Mutagambi; com efeito, o que é meu por direito advindo do suor, na boca do meu amigo, irmão, parente, vizinho ou quem quer que seja, não vale nada.

Sórdida luz que perpassa jugulares, contudo, feliz verdade luminosa, pois, sem luz, não há sombra.

P.S.: nos profundos abissais de Merda, sempre têm uma mosca branca que não se suja. E o mais louvável: não pescruta a superfície.

Radicalizar significa fazer um imersão nos fundamentos, nas raízes principiantes e nos porquês da radicalização.

Zé Ramalho nas caixas, ecoando o amanhecer sob a égide dos espectros de luz dos 5 Sóis.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 03/03/2024
Reeditado em 05/03/2024
Código do texto: T8011655
Classificação de conteúdo: seguro