Crítica ao Behaviorismo por Noam Chomsky

O comportamento condicionado, teoria behaviorista, uma teoria da psicologia, muito influente, no entanto, não é o único modelo aceitável epistemologicamente.

Noam Chomsky exuberante linguista filósofo norte americano, formulou uma exuberante crítica a psicologia behaviorista, com a seguinte argumentação,.

O modelo estimulo-resposta do behaviorismo não o suficiente para explicar o comportamento humano, quando se refere ao campo da fala e da aprendizagem.

Entretanto, pode ser utilizado ao mundo animal cuja aprendizagem não direciona ao campo cognitivo, o cavalo por exemplo pode ser adestrado através do condicionamento.

Desde modo, aceita as imposições humanas pelo mecanismo da aprendizagem condicionada.

Sendo assim, outros animais, no campo do instinto, entretanto, não é referendável o comportamento cognitivo sapiens, como referência domesticável ao mundo animal.

Quando se trata de consciência cognitiva completamente diferente, mesmo o homem sendo instinto e cognição.

Portanto, o que determina em última instância como condicionamento é a cognição, através da linguagem falada na formatação da memória.

De tal modo, o homem é o seu cérebro constituído, o animal diferentemente é o seu instinto condicionado, assim comportam os animais domesticados pelo mecanismo do condicionamento associado.

A linguagem possibilita aprendizagem cognitiva não considerando o condicionamento clássico do mundo do instinto.

Como exemplo a criança pode aprender rapidamente outro idioma através da mecanicidade da linguística cognitiva, do mesmo modo, o homem dominar diversas hermenêuticas aplicadas diferentemente ao campo fenomenológico da análise.

O puro condicionamento defendido por Watson e Skinner, não explicaria tal procedimento, crítica desenvolvida por Noam Chomsky.

Deste modo, o condicionamento não pode ser aplicado ao comportamento de maior complexidade, tão somente a cognição fazendo recurso da linguagem.

Portanto, o comportamento do reflexo condicionado refere-se especificamente ao mundo do instinto, tão somente, deste modo, fundamenta-se a psicologia cognitiva, antagônica a psicologia behaviorista.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/04/2020
Reeditado em 10/04/2020
Código do texto: T6912830
Classificação de conteúdo: seguro