OLAVO DE CARVALHO

Dos editores da página "Louis Lavelle":

8 PROVAS CONCRETAS DA GRANDEZA DE OLAVO DE CARVALHO

Olavo de Carvalho é a figura intelectual de maior destaque no país, e nisso concordam tanto seus admiradores quanto seus detratores. Mas deixemos de conversa mole, pois se aprendemos alguma coisa com o próprio Olavo é que as opiniões pouco importam. Vamos aos fatos. Há uma sentença no Evangelho que diz "Pelos seus frutos os conhecereis". Ora, vamos então aos frutos do Olavo.

1. Ser admirado pelos dois maiores expoentes da cultura nordestina: o escritor Ariano Suassuna e o compositor e escritor Elomar Figueira Melo. Suassuna tinha um exemplar de "O Jardim das Aflições" todo anotado. E assim escreve Elomar no seu "Estado do Sertão":

"De regresso para casa eu vim remoendo o que tinha visto; vim vindo, vim pensando e vindo até que percebi que aquele pessoal comentador de todos os assuntos possíveis e imagináveis, de tudo falavam, menos de política, o que muito me deixou encantado e satisfeito. Contudo, em certa altura da jornada internética, demos com um comentarista dissidente da correnteza geral. Ele falava do mar tempestuoso e do estado caótico em que se encontra o nosso belo Galeão Brasil. Seu nome é Olavo de Carvalho, tem uma chácara na internet, porém por causa das perseguições políticas mora nos Estados Unidos. Assim, como eu fui visitar Elmano no Alemjunco, visitem este cavaleiro em seu sítio, chácara ou pequena fazenda na internet, a bem do amanhã, pois o brigue está à deriva num pélago encapelado sem luz e sem porto, com grandes rombos no casco tendo a quilha arrebentada, porquanto piriga afundar."

2. Dizem que Olavo não é respeitado no meio acadêmico filosófico, mas o maior especialista em Heiddeger no mundo e um dos maiores ícones na academia do país, o prof. Dr. Ernildo Stein (com 6 pós-doutorados), assim falou sobre Olavo:

"Um aluno meu veio me perguntar o que eu achava do filósofo Olavo de Carvalho. Eis a minha resposta:

Prezado Ricardo: já fiz uma longa viagem pela filosofia, desde os clássicos até os atuais. Muitos cursos e seminários me fizeram ter contato com os grandes da Europa sobretudo mesmo pessoalmente. Escrevi livros a partir de várias experiências com diversos autores centrais, como você sabe. Tenho muitos critérios para avaliar os que trabalham na filosofia. Enumero alguns: primeiro, honestidade intelectual; segundo, conhecimento real dos temas de que se trata; terceiro,apresentação em bom vernáculo que realmente comunique aquilo de que se fala; quarto, abordagem de questões centrais; quinto, continuidade de adesões a temas e autores que se revelaram produtivos; sexto, vontade de defender o que julga verdadeiro e importante o que outros conhecerem; sétimo, consciência de que sabe bem coisas importantes, mas de que não sabe tudo; oitavo, adesão a uma certa visão de mundo que defende com seu conhecimento filosófico; nono, disposição de aprender e até aprender com o erro; décimo, ser crítico implacável da ideologia que pretende impor-se como totalitária. Nos seus livros, ensaios, crônicas e cursos o Filósofo e ensaísta Olavo de Carvalho tem mostrado com firmeza todas estas condições, junto com a beleza de seu estilo e seu português impecável. Aprendo com ele e me alegro com sua combatividade e seu senso do oportuno e do que se baseia em princípios. Tenho mais formação acadêmica, e me envolvo com autores que nem sempre são de seu conhecimento tão completo, mas isso, de maneira alguma, me dá o direito de me julgar seu juiz como pessoa cujos méritos no mundo intelectual são inegáveis. Certos autores o Olavo conhece muito melhor e mais do que nós acadêmicos demasiado enquadrados. Conheço tantos acadêmicos que preenchem pouca coisa dos critérios que enumerei acima. E sobretudo são tão sem graça no que dizem ou escrevem e humanamente são uns anões intelectual e moralmente. Podem pôr na minha frente muita coisa erudita e com carimbo acadêmico e escolherei leituras de obras, capítulos e artigos do Olavo. Muitos não suportam sua contundência, sua força, sua coragem diante dos pedantes, sua clarividência diante do errado e da trapaça intelectual. Geralmente são pusilânimes, cheios de segundas intenções ou estão com o rabo preso. Você se encantará diante da radicalidade de suas posições, sem precisar aderir a tudo. E aprenderá a ter coragem intelectual que hoje é moeda rara! Mas Olavo de Carvalho representa muito mais para nosso mundo tão necessitado de verdades!""

3. Ter ganhado um concurso de ensaio sobre o filósofo espanhol José Ortega y Gasset. Detalhe: o evento foi promovido pelo próprio governo espanhol.

4. Ter ganhado um prêmio por conta de um livro sobre o simbolismo presente nos ensinamentos de Maomé. Detalhe: o prêmio foi organizado por um centro islâmico.

5. O reconhecimento de Olavo está para além do nosso país. Olavo participou de um debate intenso com o maior filósofo russo vivo, Alexandre Dugin, mentor intelectual do presidente Putin. O debate, de nível altíssimo, foi transformado em livro.

6. Os maiores frutos visíveis de Olavo estão na criação de novos intelectuais. Em áreas distintas vemos alunos do Olavo fazerem a diferença no cenário em que atuam.

- Na educação clássica e ensino de latim: Professor Rafael Falcón.

- Na psicologia: Dr. Ítalo Marsili (cujos relatos sobre seu trabalho mostram que centenas de pessoas desistiram de suicício e saíram da depressão)

- Na teoria literária: Professor Rodrigo Gurgel (autor de "Muita retórica, pouca literatura")

- Na dramaturgia: Professor Roberto Mallet

- Na educação infantil: Professor Carlos Nadalim

- No jornalismo: Flávio Morgenstern (autor do mais completo livro sobre as manifestações de 2013)

- Na crítica cultural: Flávio Gordon (autor do livro A Corrupção da Inteligência)

- No cinema: Josias Teófilo (vencedor do Cine-PE com melhor filme - "O Jardim das Aflições"), Mauro Ventura (diretor do filme Bonifácio)

- História das religiões e cosmologia: Professor Luiz Gonzaga de Carvalho

- Mercado editorial de livros clássicos: Renan Martins dos Santos

- Filosofia da Ciência: Prof. Dr. Raphael de Paola

7. Ter dado evidência no mercado editorial brasileiro a grandes autores até então desconhecidos do grande público, como Louis Lavelle, René Girard, Eric Voegelin, Viktor Frankl, Mário Ferreira dos Santos, Leopold Szondi, René Guenón, Xavier Zubiri, entre outros.

8. Olavo é mais que um professor de Filosofia, é um filósofo de fato, cujo autêntico pensamento está exposto no ensaio "Elementos da Filosofia de Olavo de Carvalho", de Ronald Robson, autor que acaba de escrever um livro de 450 páginas de título "Conhecimento por Presença - uma introdução à Filosofia de Olavo de Carvalho". Algumas das teorias originais de Olavo:

- Teoria dos quatro discursos

- Teoria da contemplação amorosa

- Teoria do intuicionismo radical

- Teoria das doze camadas da personalidade

- Teoria do império

- Teoria da paralaxe cognitiva

- Teoria lógica da identidade e univocidade das sentenças auto-evidentes

Enfim, não reconhecer sua grandeza é fechar os olhos para uma realidade que grita aos próprios olhos; é não querer ver. Contra fatos não há argumentos. Por fim, desejamos vida longa ao filósofo pelos seus 72 anos completados hoje.

...

Texto feito pelo editorial da página Louis Lavelle.

Editorial da página Louis Lavelle
Enviado por Israel Rozário em 30/04/2019
Código do texto: T6635940
Classificação de conteúdo: seguro