As vestimentas e sua metafísica

As vestimentas são importantes para a construção de qualquer sociedade. Elas impõem certa organização e hierarquia; dois requisitos fundamentais para as civilizações, até para as mais primitivas.

As roupas sacerdotais, os uniformes militares, as roupas de um indivíduo que atua na área jurídica etc., não são meras utilidades pragmáticas. Elas têm um aspecto totalmente metafísico, trazendo-nos à mente uma gama de valores e ideias.

Quer queiram quer não, uma moça bem vestida impõe aos homens vastos valores que eles ao analisarem, sentirão repulsa de si mesmos só por imaginar coisas impróprias.

Ah, Lucas, então a culpa do estupro é das mulheres? Não, nunca será. O homem que está disposto a cometer um ato desse tipo já perdeu qualquer senso valorativo da realidade e de qualquer senso metafísico. Resume-se numa vida voltada a corresponder as suas ansiedades. O homem normal também sente atração e desejo, mas ele é dotado de valores que o limita.

Por isso, apesar de ser protestante, acho que alguns líderes estão equivocados a querer desfazer-se de qualquer tradição sob o rotulo de farisaísmo. O homem é um ser que precisa da linguagem, das representações. Você pode imaginar todo o sofrimento de Jesus olhando para uma Cruz e os valores que isso nos traz. É quase impossível você pensar e meditar sem a utilização de palavras que também são símbolos. O homem precisa do símbolo. Talvez, seja útil explicar a real função do símbolo, mas não o destruir.

Em suma, tirem todas as formas metafísicas do mundo -- não são apenas as roupas -- e todos viverão para satisfazer-se biologicamente. Sem contar que sem Deus, tudo é permitido.

Alves de Freitas
Enviado por Alves de Freitas em 14/10/2016
Código do texto: T5791039
Classificação de conteúdo: seguro