Comunicação nas relações sociais brasileira

O constante uso da linguagem informal no Brasil vem aumentando com o passar dos anos, já que a globalização permitiu uma inserção maior das tecnologias no âmbito da comunicação, dificultando a realização de uma escrita é uma comunicação eficiente no dia a dia da população brasileira.

A ineficiência da escrita e comunicação da população têm se refletido diretamente nas escolas, universidades e até mesmo no ambiente de trabalho, ou seja, indivíduos têm apresentado dificuldade na realização de simples tarefas que envolvem o uso da escrita formal, além de demonstrarem grande dificuldade em apresentações públicas.

Segundo a psicolinguista argentina Emila Ferrero, atualmente a concepção do alfabetizado mudou, isto é, o que se propõe de uma pessoa alfabetizada é bem diferente do que em meados do século XX, uma vez que não é mais suficiente saber assinar o nome e conseguir ler instruções simples, como se dava na Segunda Guerra Mundial. As tecnologias têm desempenhado um papel crucial nessa nova forma de alfabetização, posto que alfabetização não é um conceito fixo, mas sim uma construção histórica que muda conforme se alteram as exigências sócias e tecnológicas de produção de texto.

Apesar dos pontos positivos da tecnologia no âmbito da linguística, essa também tem desenvolvido sérios problemas na alfabetização da população brasileira, uma vez que vem crescendo o uso de gírias e códigos de comunicação entre diferentes grupos, principalmente os jovens. O problema é que a cada dia que passa as empresas têm exigido maior domínio do português por parte de seus funcionários , ou seja, a utilização constante de uma linguagem informal pode dificultar o aprendizado das crianças brasileiras, e consequentemente dificultar a inserção delas no mercado de trabalho.

As ferramentas tecnológicas possuem fundamental importância para a evolução das relações sócias brasileiras, mas ao mesmo tempo têm dificultado a utilização de uma escrita é uma comunicação eficiente. A questão não é deixar de utilizar a linguagem informal, mas sim se ater aos momentos corretos para a sua utilização, e para evitar tais equívocos é de extrema importância estudar e rever as regras da língua portuguesa.

Rafael Villela
Enviado por Rafael Villela em 18/10/2015
Código do texto: T5418688
Classificação de conteúdo: seguro