OPERA DO MALANDRO

Ontem fui ao teatro, ao teatro fui em companhia de amigos, em companhia da vontade em conferir como estava a obra de Chico Buarque atualmente, após mais de trinta anos de sua apresentação pela primeira vez. Inegável a genialidade de Chico Buarque de Holanda impressa na Ópera do Malandro. Foram duas horas, quarenta e cinco minutos de pura magia: o arrojo musical, o jogo de palavras, os atores, tudo enfim, conferem a Chico o bem posto adjetivo – O MOLIÉRE BRASILEIRO. Uma das personagens – FIXINHA – lançou Elba Ramalho no cenário musical brasileiro em definitivo em sua versão original. Findo o espetáculo e você sai de teatro em estado de êxtase e... na saída do teatro entramos na vida real do que foi retratada nesta belíssima Opera do Malandro – menores do crak, mendigos, a violência que impera na cidade do Rio de Janeiro e, principalmente, em frente ao Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, centro da cidade e final de semana, principalmente....

Durante a apresentação, aos que não estavam somente embevecidos com o espetáculo - mas, como eu, aqueles que meditavam sobre o enredo da peça - se assustavam com as denúncias existentes com nítido realismo e com maior intensidade neste país governado pelo PT. Ao contrário do que se pensa, o roubo, a corrupção, o desvio de dinheiro estão retratados no mundo da prostituição e do contrabando inserido nesta obra mais viva que nunca. É um direito do autor ser comunista – milionário e feliz, um comunista que esbanja sua riqueza em bares e hotéis parisiense; um comunista que vive em um apartamento numa região muito valorizada no Rio de Janeiro e, premiado com um terreno anexo à sua moradia, existe um campo de futebol para sua distração e dos convidados – um terreno milionário por sinal. Chico Buarque, o intelectual, o homem que denunciou o drama dos pobres viventes do tempo da ditadura e, agora, não consegue denunciar o mal que o PT fez ao Brasil. Por ser um petista convicto, ele podia proibir a apresentação desta peça mais atual que nunca à realidade brasileira. Está sendo um deslize de sua parte.

O momento mais eletrizante da apresentação é quando um ator entoa Geni e o Zepelin em seu pungente cantar – a platéia delirante pede bis. Mudam os governos, a multidão clama por justiça, vãs promessas de mudança – e tudo de ruim permanece na estaca ZERO. É o que está acontecendo no momento brasileiro quando vemos o nosso país afundado em roubos e corrupção. É chegado o momento em que os homens e mulheres do poder praticam ao pé da letra esta canção viva na ficção: – “joga bosta na Geni” – "joga pedra na população" - afinal o carnaval vem aí; o futebol e as enganações instituídas desde o tempo em que os índios se deixavam iludir com os espelhos e quinquilharias dos portugueses conquistadores. Vida que segue...

clira
Enviado por clira em 21/09/2015
Reeditado em 21/09/2015
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