Barbeiragem Histórica

É do conhecimento de todos os que habitam ou circulam a ilustre cidade de Sorocaba o quão caótico é o transito, que fazendo jus ao adjetivo por mim utilizado, foi considerado por dois anos como o pior transito do Estado. O que talvez nem todos saibam, é que a forma “inusitada” dos sorocabanos de conduzir seus veículos está atrelada a uma questão histórica.

A palavra Sorocaba vem do tupi sorok (rasgar) e aba, sufixo substantivador, sendo assim, o seu significado é “lugar da rasgadura”.

Os sorocabanos são pessoas solidárias, cortês, altruístas, seres humanos que praticam a empatia sobretudo no transito, entretanto toda essa empatia é um tanto quanto incompreendida pelos demais condutores. Ora pois, pense bem, quando o sorocabano está levemente deslocando um veículo a frente do seu, pois de forma alguma seria capaz de jogar o carro na sua frente sem dar seta, é somente o seu referencial físico que não é o mais adequado para entender a manobra. É somente o altruísmo e a empatia anteriormente citados postos em ação. As setas são utensílios um tanto quanto inapropriados, já que lembram aqueles “piscas piscas” natalinos, o natal por sua vez remete a memórias e histórias que distraem os condutores, distração que pode vir a ocasionar acidentes e transtornos, ou seja, resumindo, quando um condutor proveniente da cidade de Sorocaba está a realizar a manobra dantes mencionada, ele somente está lhe poupando a distração e um eventual acidente, portanto ao invés de abaixar o seu vidro com uma finalidade ofensiva, você deveria fazer o contrário e agradecer.

Ainda sobre as “peripécias” sorocabanas ao volante, o fato de se cortar tanto o transito, é uma questão que está intrínseca a naturalidade, ou seja, cortar o transito é praticar o “sorocabanismo” ou melhor “sorocabacice”, portanto se você está a testemunhar as tais peripécias, faça o mesmo e pratique-as também. Ajude a construir um transito “melhor”.

Gui Machado
Enviado por Gui Machado em 26/09/2014
Código do texto: T4977149
Classificação de conteúdo: seguro