DIA DO AMIGO

Amigo, “ligado a outrem por laços de amizade; companheiro; protetor”, diz o dicionário. “O verdadeiro amigo ama todo o tempo e é um irmão na adversidade”, relata a Bíblia Sagrada. “Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”, delineia os poetas. “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”, garantem os filósofos. Amigos há de todas as formas, idades, caráter etc. Há os que têm os cães como seus melhores amigos. Outros chegam a ser chamados de amigos da onça sem realmente ser, outros ainda porque realmente os são. Existem até mesmo aqueles indivíduos que conseguem enxergar cores na relação de amizade entre amigos, por isso, acabam querendo uma amizade colorida. Nada contra aqueles que colocam a amizade num arco-íris. Particularmente, não chego a tanto, tenho bons amigos e não consigo viver sem eles, mas o sentimento de amizade para mim é abstrato, não vejo cores, aroma... Estou certo de uma coisa: o verdadeiro amigo deve ser leal.

Fico, às vezes, imaginando o mar de gestos, poesias e canções compostas para expressar os sentimentos de lealdade que um amigo sente pelo outro. Creio que são por estas e outras muitas razões que o homem criou o Dia do Amigo. Aliás, não ficou somente nisso, há também o Dia Internacional da Amizade.

Há, pelo mundo, muitas divergências em relação às datas do exato Dia do Amigo e da Amizade. No Brasil, por exemplo, o Dia do Amigo, data que também lembra a chegada do homem a Lua em 1969, é comemorado em 20 de julho e em 14 de fevereiro é comemorado o Dia da Amizade.

Durante o século XX, em diferentes lugares do mundo, criaram-se diversas manifestações para a celebração de um Dia da Amizade. Nos Estados Unidos da América e em partes do continente asiático propagaram-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos. Em distintos países da América do Sul e Europa aconteceram comemorações idênticas em diferentes datas.

A iniciativa para a declaração de um Dia do Amigo que pudesse ser reconhecido internacionalmente partiu do médico Ramón Artemio Bracho, em Puerto Pinasco, Paraguai no ano de 1958 e antecede a Cruzada Mundial da Amizade, campanha em favor da valorização e proeminência da amizade entre os seres humanos, de modo a excitar a cultura da paz. Com isso, adsorveu-se o dia 30 de julho como Dia da Amizade. Na Argentina, a data foi instituída pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro que expediu cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo.

Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros para celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho. Desse modo, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade, a iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países, incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos, e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.

Em nosso País, o Dia do Amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril, mas a data não foi instituída por lei. No entanto, o Brasil também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.

Nada importa se o Dia do Amigo estiver sendo comemorado em várias datas no Brasil, problema nenhum se o dia 20 de julho for a data oficial do Dia do Amigo, sem contestações se ao mesmo tempo for também o Dia Internacional da Amizade.

O importante é que existam datas para celebrar a amizade, trocar presentes, se abraçarem e declararem sua amizade umas as outras. O mundo está mesmo precisando disso. Aceita mais um amigo verdadeiro aí do lado esquerdo do peito?

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 23/09/2014
Código do texto: T4973733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.