HALLOWEEN -Doces ou diabruras.

Halloween – doces ou diabruras

Uma brincadeira norte-americana ou o dia das bruxas?

“No creo en las bruxas, pero que los hay, hay....”Evidentemente, sí. Los hay. Existem como tradição e conceito de que : O sagrado está em nós. Quem conhece a Arte sabe que a bruxaria como arte e Ciência, tem tudo a ver como a Magia da Natureza. Foram as Religiões ocidentais que disseminaram o pre conceito, após a Idade das trevas, como é conhecida a idade média. Hoje, felizmente pode-se observar e até participar da Cultura milenar, sua singularidade e sua beleza – A Arte da Magia. Fora o pre conceito( que continua existindo) mesmo num país laico como o Brasil, fora a fantasia tantas vezes conceituada principalmente no Cinema e na literatura, as bruxas e os bruxos modernos, não pretendem praticar o mal nem fazer pactos secretos com o Diabo. A figura estereotipada de uma velha com aquele nariz horroroso, mexendo caldeirões nojentos e voando em vassouras de palha, a madame Min , a maga patológica, a rainha má de branca de neve etc. são clichês, apenas estórias que não assustam mais a crianças da era dos computadores. Os magos atuais são vistos como opções de entretenimento para muitos. Na verdade, eles utilizam o potencial de cada um de nós dentro de um contexto divino, e a convivência e unicidade com a mãe Natureza, a Deusa e a unicidade com o próprio Universo.

Segundo a Tradição, esta noite celebra-se o Sunhain, uma data importante no calendário. Segundo a lenda, é a noite da passagem, da morte e da ressurreição.

Abre-se um portal entre os planos físico e astral e os espíritos dos mortos trafegam livremente e podem nos visitar. Os vivos também podem “ viajar “ aos planos espirituais, e conectar-se com os entes queridos. É o intercâmbio. A Igreja Católica ao seu modo também reverencia os mortos depois de amanhã. Os japoneses, fazem oferendas aos seus mortos com tigelas de bolos de arroz, doces e sakê.

Alguns espíritos comparecem numa boa e até podem nos ajudar com nossos problemas, porém outros , espíritos zombeteiros, virão com o intuito de assustar ou mesmo prejudicar aos vivos. Por isso, os antigos colocavam carrancas e feiosas máscaras de abóboras iluminadas por dentro com velas afim de espantarem os maus agouros.

Nesta noite, vista-se com a cor laranja ou com o neutro – a cor preta, não esquecendo-se de usar um talismã ( (de preferência uma estrela de cinco pontas dentro de um circulo)- O Pentagrama. É bom também, traçar um círculo magico cobrindo-o com sal marinho ou usar ramos de arruda pendurados nas janelas ou colocar atrás da porta uma vassoura virada com o cabo para o chão.

Nunca se sabe...

Por Álvaro Francisco Frazão.

Frazão
Enviado por Frazão em 31/10/2012
Código do texto: T3962057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.