Narrativas populares em farwest

Os feitos de personagens do cotidiano da comunidade (sejam heróis, bandoleiros, personalidades singulares ou apenas pessoas cômicas) sempre fizeram parte das narrativas populares. A narração das histórias populares (contação de histórias) faz parte da oralidade e da ancestralidade de todos, como um todo. Aprecia, o leitor, uma boa narrativa? Sendo o mais amplo possível, por vezes, a narrativa dos vaqueiros e cantadores do folclore poético do sertão, por exemplo (Ceará, Paraíba), traça um cântico de personalidades que não são personalidades; são bois surubins (no ciclo do gado) e sobre Deus e o diabo (alguns córdeis da literatura de cordel). Dentro desse contexto, os quadrinhos de farwest norte-americanos como El Zopilote e Tenente Blueberry, Tex e Ken Parker, trazem, classicamente, a magia dos tempos da conquista do Oeste dos EUA; bem como das terras além, as do México.

 O romantismo que impera na história-em-quadrinhos de farwest, muitas vezes, foi perdido noutros tipos de quadrinhos. Não só pela temática das pistolas e esporas que já não existem mais e exigem, quase sempre, um saudosismo (saudosismo e não saudade, pois no Brasil não tivemos o farwest, acontecimento social), bem como pela resistência desse gênero dentro dos quadrinhos.

Vale conferir as narrativas de farwest. No âmbito das narrativas, pode suscitar maiores apreciações e vôos poéticos, quando de qualidade, do que aquelas que comumente são atribuídas aos comics americanos, de modo geral, desde os inícios dos quadrinhos como

cultura de massa.

Foi publicado no site No Mundo e Nos Livros:

http://www.nomundoenoslivros.com/2011/12/narrativas-populares-em-farwest.html

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 14/05/2012
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