SÓSTENES, O FILÓSOFO GREGO. DEMÓSTENES, O SENADOR!

SÓSTENES, O FILÓSOFO GREGO. DEMÓSTENES, O SENADOR!

A Grécia é o berço da república democrática, nos ensinaram nossos professores no colegial. Platão, cujo nome verdadeiro é Arístocles, é autor da obra A República consagrada desde tempos medievais. O jogo remonta a era dos deuses no olimpo.

Nero incendiou Roma. Calígula nomeou seu cavalo incitatus senador romano. Cristo foi absolvido por Pilatos, que tirou o dele fora lavando as mãos, mesmo Jesus tendo dado a César o que era de César e ter montado em um jumento e não no incitatus.

Diz a história oficial que Sóstenes, o filósofo grego, em plena luz do dia saiu pelas ruas de Atenas com uma tocha acesa. Perguntado sobre seu comportamento inusitado para a época, creio, ele respondeu: procuro um homem honesto em Atenas!

Hoje, o que vemos? O que lemos? O que escutamos?

Rui Barbosa, o célebre e inesquecível baiano, a esta hora deve ter alguma razão pelos seus ditos, sobre a honradez brasileira, há mais de um século. E deve estar se revirando no jazigo. De Gaulle, o presidente francês, parece-nos que tinha razão: nosso país está há milhas da seriedade pública e privada. E Fidel muito em breve deverá visitar nosso ex-presidente, degustar acarajé e ouvir a Ângela Maria cantar ¨Babalu¨.

No frigir dos ovos, Sóstenes deve ter sido recebido por São Pedro à porta dos céus, o qual lhe disse: entre irmão, tome seu par de ¨asa branca¨, assente na sua cadeira do parlamento celestial, puxe conversa com o Gonzagão e o Gonzaguinha e assista o BBB dos céus. O Demóstenes será o próximo convidado.

F I M.