Sansão, Aquiles e o tolo

Sansão, de acordo com a sua descrição na bíblia hebraica, foi um homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel, sucedendo a Abdon. A Bíblia relata que Sansão foi juiz do povo de Israel por vinte anos (Juízes 16:31), aproximadamente de 1177 a.C. a 1157 a.C, sendo o sucessor de Abdon e o antecessor de Eli.

A história conta que Sansão era possuidor de uma força sobre-humana, era um guerreiro capaz de enfrentar e vencer um exército, de arrebentar um leão novo no meio.

Um dia Sansão se apaixonou por uma certa Dalila, e depois que se apaixonou deixou que ela descobrisse seu segredo, que sua força estava no cabelo, ela o traiu e ele foi morto pelos Felisteus.

Aquiles foi um heroi da mitologia Grega, ele decidiu o destino de Tróia, uma das mais organizadas e nações da terra, ele venceu exercitos grandiosos a frente dos mermidões. Seus feitos foram gigantescos, mas Aquiles se apaixonou, não por uma bela sacerdotisa como o filme Troia mostra, mas pelo seu melhor amigo Pátraclo, e este derespeitando a uma ordem de Aquiles desafiou Heitor o principe de Troia, foi derrotado e morto, o que levou Aquiles e desafiar Heitor e também mata-lo, e depois invadir Troia através de um cavalo de madeirae nesta batalha apesar da valentia e dos feitos de Aquiles, a fatalidade não podia deixar de acontecer. A morte do grande herói da Antiguidade é apresentada em várias versões, porém a mais aceita relata que ele morreu ferido no calcanhar por uma flecha certeira, poderosa e assassina, atirada pelo príncipe Páris e guiada por Apolo. Páris, nesse ato, consegue vingar-se da morte de seu irmão Heitor e simultaneamente vinga a morte do filho do deus Apólo, Tenes.

Tanto Sansão quanto Aquiles eram tolos, guerreiros mais tolos, e todos os tolos morrem de forma tola, de forma idiota, porque os tolos geralmente fazem escolhas tola e suas escolhas o levam a tolice da morte, ou da desgraça, mas nem por isso eles deixam de ser heróis, talvez a morte tola seja a mais cruel das mortes para um herói, mas a que mais heóica para um tolo.

Como seria lindo se todos morressem de formas tolas, o mundo seria cheio de tolos, mas a história cheia de heróis. Como é tolo ser herói.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 31/03/2011
Código do texto: T2881860
Classificação de conteúdo: seguro