Encontros de fé, arte e cultura em Itatiaiuçu, Itaúna e Mateus Leme

* Prof. Ms. Arnaldo de Souza Ribeiro

Ouvindo a música de Bach é como se a harmonia eterna, de tão infinita beleza, se erguesse até Deus e lhe dissesse: “Obrigado, Senhor, pela criação do mundo”.

Johann Wolfgang von Goethe. Escritor, Pensador e Cientista. Nasceu em Frankfurt, no dia 28 de Agosto de 1749 e faleceu em Weimar, no dia 22 de Março de 1832.

A Igreja Matriz de São Sebastião de Itatiaiuçu recebeu a Orquestra de Câmara de Itaúna, para encerrar mais uma série de três Concertos do Projeto “Música para Todos”. A abertura aconteceu na Igreja Matriz de Sant`Ana, em Itaúna, no dia 30 de outubro e no dia 31 a Orquestra realizou dois Concertos, sendo: às 9:30, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Mateus Leme e às 20:30 o encerramento em Itatiaiuçu.

Foram apresentadas seis composições, de consagrados compositores, sendo:

a) Antonio Vivaldi, (Sinfonia para cordas em Dó Maior, RV 116 ) Allegro, Affetuoso, Presto.

Antonio Lucio Vivaldi nasceu no dia 04 de março de 1678, na cidade de Veneza e faleceu no dia 28 de julho de 1741, em Viena, Áustria, com 63 anos.

b) Georg Friedrich Handel: “Io ti levo, lìmpero dellàrmi” (da ópera “Paternope”) ; “L`amor ed Il destin combaterà per me” ( da ópera “Paternope”); “Che sento... Se pietà, de mi non senti” ( da ópera “Giulio Cesare”); “Non disperar, chi sa" ( da ópera “Giulio Cesare”)

Na execução destas peças contou-se com a magistral participação da soprano: Indaiara Patrocinio.

Handel nasceu em Halle an der Saale, na Alemanha, no dia 23 de Fevereiro de 1685 e faleceu em Londres, 14 de Abril de 1759. Naturalizou-se inglês em 1726.

c) Johann Sebastian Bach. Suite Orquestral no. 2 em Si menor, BWV 1067. Ouverture, Rondeau, Sarabande, Bourrée I e II, Polonaise (Lentement) – Double, Minuet, Badinerie.

Na execução destas peças contou-se com a magistral participação da flautista Sandra Alves.

Johann Sebastian Bach, nasceu em Eisenach, no dia 21 de março de 1685 e faleceu em Leipzig, 28 de julho de 1750. Virtuoso organista e compositor barroco, trabalhador incansável.

Goeth reconhecia que a música de Bach personificava a harmonia eterna e a beleza infinita, como se ela existisse para aproximar as criaturas do Criador e agradecer-Lhe, pela criação do mundo.

Durante o Concerto, a atenção e o silêncio se fizeram presentes na platéia. No palco, a maestria e o virtuosismo afloravam nas concatenadas notas musicais produzidas pelos integrantes da OCI, assim constituída: Maestro: Charles Roussin. Violino I: Márcio Martins (spalla), Júlio Cesar dos Santos, Karine Oliveira, Geraldo Marzagão. Violino II: Simone Martins, Rafael Marzagão, André Lodi, Roberto Guimarães, Sara Hosana. Viola: Hassuero Coutinho, Waltson Tanaka. Violoncelo: Priscila Verneque, Sueli Guimarães, Fernando Nunes. Contrabaixo: Alberto Fernandes, Geraldo José da Silva. Cravo: Gustavo do Carmo.

Ao final da apresentação de cada peça, as pessoas se levantavam e, demoradamente, aplaudiam ao Maestro e aos músicos, pela virtuosa apresentação.

Terminado o Concerto, o Maestro Charles Roussin agradeceu a todos e reafirmou que o principal objetivo do Projeto “Música para Todos” é levar a música erudita a todas as classes sociais, promovido pela OCI, com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Projeto foi criado no ano de 2002 e ao longo destes 8 anos fez apresentações em várias cidades de Minas Gerais e em outros estados do Brasil.

Afirmou ainda, “A formação de orquestras viabiliza as oportunidades, contribuindo na formação musical de jovens e crianças, formação de público para a música erudita e a sua constância estimulará mais e mais jovens no aprendizado musical e a interação deles junto à sociedade, oferecendo garantia e projeção de grande valor artístico em manter atuante o exemplo no cenário cultural da cidade de Itaúna e na região de Minas Gerais.”

Pelo virtuosismo dos integrantes da OCI e pela numerosa e eclética platéia, constituída de jovens, crianças e adultos, os objetivos propostos foram alcançados.

Em especial, durante o Concerto de encerramento em Itatiaiuçu, constatou-se que uma criança de aproximadamente 18 meses, acompanhou atentamente toda a apresentação, sem nenhum sinal de cansaço, como se ouvisse uma canção de ninar, esperando o momento para adormecer, atos assim confirmam: que a música erudita transmite paz e a música de Bach, conforme acepção de Goeth aproxima as criaturas do Criador.

Nos próximos dias 18 e 23 de dezembro 2010, novos Concertos serão apresentados pela OCI, espera-se que uma vez mais estes virtuosos artistas tragam a beleza e a harmonia das peças musicais e estas possam alcançar as “ondas universais” e assim, levar a todos os povos o espírito da paz, do amor, da renovação e da compreensão inerentes aos propósitos natalinos.

Que o Bondoso Deus conceda a todos: um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Itaúna (MG), 16 de dezembro de 2010.

* Arnaldo de Souza Ribeiro é Doutorando pela UNIMES – Santos - SP. Mestre em Direito Privado pela UNIFRAN – Franca - SP. Especialista em Metodologia e a Didática do Ensino pelas Faculdades Claretianas – São José de Batatais – SP. Coordenador e professor do Curso de Direito da Universidade de Itaúna – UIT – Itaúna - MG. Professor convidado da Escola Fluminense de Psicanálise – ESFLUP – Nova Iguaçu - RJ. Advogado e conferencista. E-mail: arnaldodesouzaribeiro@hotmail.com

Publicado no Jornal: ITAÚNACONTECE

Edição n. 152, Ano V, Pág. 06, Dia 08/01/2011

Editora Acontece Ltda. – ME

Rua Ernesto Vernúccio, n. 108

Bairro Cidade Nova – Itaúna, MG

CEP 35.681-047

CNPJ 08.686.694/0001-74

Área de Circulação: Itaúna, Mateus Leme, Juatuba e Itatiaiuçu – MG