Aguardente - Bebida do mundo

Aguardente é uma bebida de elevado teor alcoólico. As mais conhecidas são a bagaceira, o conhaque ou brandy, a calvados, a grapa, o Uísque ou whisky, o rum, a cachaça, o saquê, vodca, o áraque, a tequilla, a vodka, o gim e o kirsch, entre outras.

Destiladas ou fermentadas, feitas de cereais ou frutas, as aguardentes cuja sua graduação alcoólica varia entre 40 e 60°C. São produzidas no mundo inteiro.

O processo de destilação alcoólica

A palavra destilação deriva do verbo latino "destillaire", que significa gotejar ou pingar, e é precisamente assim, em pequenas quantidades, que o líquido é obtido pelo processo de destilação.

O que é o processo de destilação? A transformação de líquidos de fraco teor alcoólico em líquidos de graduação alcoólica mais elevada, assim como a separação do álcool das substâncias fermentadas que o contêm, através do calor.

Algumas aguardentes predominam em determinadas regiões, segundo a disponibilidade das matérias-primas que as originam. Assim, por exemplo, em Portugal, onde ocorre abundância de uvas, a aguardente ou bagaceira, é destilada a partir do bagaço de uvas – daí seu nome - é resultado da destilação da parte sólida das uvas (casca, caule e sementes).

Em Portugal tambem se fabrica a aguardente vínica, obtida a partir de vinho. É muitas vezes envelhecida em pipos ou barris de carvalho, tomando então uma coloração amarelada e um sabor e aroma característico, passando a designar-se aguardente velha. Com esta aguardente vínica se fabrica o melhor vinho licoroso do mundo, o famoso Vinho do Porto.

Ainda em Portugal, se fabricam diversas aguardentes destiladas a partir de frutos fermentados tais como: figo, medronho, pêssego, ameixa, maçã, pêra, framboesas, damascos, amoras (são estes os mais conhecidos).

Aguardente de figo:

Esta aguardente é produzida, principalmente, no Algarve e Alentejo.

Obtém-se a partir de figos previamente esmagados e fermentados.

Aguardente de medronho:

A aguardente de medronho (medronheira) é produzida a partir dos frutos com o mesmo nome, (medronho) que se cultivam nas serranias do Algarve. Pode dizer-se que é uma bebida regional. No entanto também se produz noutras zonas do país, embora em menos quantidade. O famoso licor algarvio Brandymel é feito com medronho.

Aguardente de nêspera:

Produz-se na Ilha Terceira/Açores. É destilada a partir do suco de nêsperas bem doces. A graduação alcoólica é de 40 a 45 graus. O seu aspecto é incolor e deve servir-se gelada. No entanto quando envelhecida em casco de carvalho toma uma cor ambar ou dourado escuro.

Em Portugal tambem se fabricam, a partir de aguardente, deliciosos licores, como a famosa "Amarguinha", que é licor de amêndoa.

O conhaque ou brandy é o produto decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40–60% de graduação alcoólica por volume. O nome em português é derivado da palavra francesa cognac, um tipo de conhaque com indicação de procedência da região homônima da França;

Calvados é uma aguardente produzida tambem na França, Normandia. É obtida a partir de maçãs maceradas e cidra, após uma segunda destilação e envelhecida em cascos de carvalho.

Também da França, da região de Champanhe, vem o melhor champanhe, que nasce vinho comum. As bolhas aparecem na segunda fermentação, já dentro da garrafa, quando uma levedura especial faz o açúcar virar álcool e gás carbônico.

A graspa (ou grapa) é a designação das bagaceiras rústica na Itália. Elaborada com as sobras da fermentação do vinho. A receita vem da destilação de bagaço, sementes e cascas de uva.É otima para misturar no café preto,esquentando nos dias de frios, ou como aperitivo.

Uísque (em inglês whisky ou whiskey) originário da Escócia, significa “água da vida”. Deriva da destilação de grãos, muitas vezes incluindo malte, cevada e milho, e é envelhecido em barris.

O rum e a aguardente de cana ou cachaça são oriundos das regiões tipicamente canavieiras. O rum, bebida secular, de características refinadas e aroma suave, originalmente produzido em Cuba e Jamaica, é obtido a partir da fermentação do melaço e posterior destilação. O mesmo processo é utilizado no Brasil para a cachaça, com a qual se prepara a famosa caipirinha. A cana-de-açúcar é elemento básico para a obtenção, através da fermentação, de vários tipos de álcool, entre eles o etílico.

Alem dessas aguardentes são produzidas, ainda, entre outros, o saquê, a bebida nacional do Japão, que provém do arroz.

O áraque, bebida típica do Líbano (os árabes foram pioneiros no uso dos alambiques para destilação), é uma aguardente de tâmaras com anis. Seu teor alcoolico é um dos mais altos, pode chegar a 80%.

A tequila, famosa aguqrdente mexicana, é produzida a partir do agave, planta da família do sisal.

O destilado mais consumido no mundo é a vodca, bebida tradicional da Rússia, feita de trigo ou centeio e, na Polônia, também de batata.

O gim original é o de Genebra, na Holanda. Nasceu no século 17 como uma bebida medicinal e seguiu com a mesma fórmula até hoje. Provém de cereais e bagas de zimbro. O gim inglês é muito semelhante.

A kirsch é uma bebida feita da destilação do suco de uma cereja típica da Alemanha, é uma cereja pequena e negra. A kirsch apresenta uma coloração clara, e não é uma bebida doce como os outros licores de cereja.

As bagaceiras são normalmente servidas como digestivo, geladas, em copo próprio (tipo balão ou cálice). Mas, de acordo com as características de envelhecimento devem ser servidas à temperatura ambiente.

Envelhecimento - a qualidade da aguardente aumenta quando esta é amadurecida/envelhecida em barris durante pelo menos oito anos.

Ana Flor do Lácio (12/09/2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 13/09/2010
Reeditado em 01/01/2011
Código do texto: T2494473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.