A ORIGEM DO TEATRO NA GRÉCIA ( UMA BREVE ANÁLISE)

AQUELE DRAMA DE AMOR, QUE PARECE HAVER

NASCIDO DA PERFÍDIA DA SERPENTE E DA DE-

SOBEDIÊNCIA DO HOMEM, AINDA NÃO DEIXOU

DE DAR ENCHENTES A ESTE MUNDO.

UMA VEZ OU OUTRA ALGUM POETA EMPTRES-

TA-LHE A SUA LÍNGUA, ENTRE LÁGRIMAS DOS

ESPECTADORES, SÓ ISSO. O DRAMA É DE TO-

DAS AS FORMAS, E NOVO COM O SOL, QUE

TAMBÉM É VELHO.

MACHADO DE ASSIS

Muito velho! tão velho quanto a existência do homem, visto que representamos desde da primeira infância. Com o passar do tempo vamos aprimorando e chegamos nos dias de hoje, onde os espetáculos teatrais são incríveis com sua técnica, principalmente no primeiro mundo. Mas vamos dá um pulo na Grécia antiga, e nos deliciar com o inicio de tudo...

O DRAMA E SEU NASCIMENTO

Aristóteles (Poética, 1449a) afirma que a tragédia do ditirambo, evoluiu da forma primitiva da liturgia em honra de Diónisos, celebrada por coros cíclicos de homens, que daçavam em volta de um altar, numa especie de possessão coletiva, isolados do público por um círculo feito por eles, chegavam ao êxtase que os caracterizavam adeptos do deus da mania. Um chefe do coro entoava uma área, improvisada e a empolgação dependia da quantidade de alcool ingerido, sua fantasia o que o conduzia.

A tragédia estava ligada às honras funerárias, aos heróis defuntos. Essa era a tragédia pré-literária, nascida no Peloponeso.

Pouco antes de 530 com Téspis é introduzido o primeiro actor (hypkrités, literalmente, o que responde), que responde ao coro, e assim um elemento racional de análise, perante a lamentação lírica do coro primitivo.

A possível explicação para o nome da tragédia (canto do bode), que provem dos ritos expiatório muito primitivos, nos quais um bode, análogo ao bode expiatório dos Semitas, era sacrificado, a fim de purificar a comunidade. É certo que a noção da purificação, inerente às velhas práticas, nunca mais desapareceu totalmente da tragédia, que Aristóteles considerara ainda uma purga (Kátbarsis) das paixões.

A palavra POIÊSIS, de onde deriva a nossa palavra poesia, significa simplesmente FAZER.

Os gregos tinham a poesia como um ofício que exigia prática e talento. As diferentes espécies de poesia são epeos, ou poemas épicos, aiodês ou canção, molpê, canção e dança simultaneamente. Mas se queriam sintetizar em uma unica forma de expressão artística, eles usavam sophiâ, que quer dizer sabedoria ou habilidade.

Quando queriam o alge da fantasia, imaginavam cenas simples, com esta de Sófocles,

PARA ALÉM DE TODOS OS MARES E DOS

ÚLTIMOS CONFINS DA TERRA,

O ABRIR DA NOITE E A VASTA IMENSIDÃO DO CÉU

SÃO OS VELHOS JARDINS DE APOLO.

Tudo aquilo nos toque profundamente pode ser assunto para uma canção, Homero diria isso para justificar a sua teoria do sofrimento humano, que impressiona e ao mesmo tempo, passifica. Por isso Helena diz a Heitor, que as desgraças de Tróia são motivadas por ela e por Paris, uma vez que Zeus os condenou ao sofrimento.

Aristóteles diz que a tragédia nos purifica.

A tradição dominava a poesia grega sem interferir na liberdade.

Em Rei Édipo, Sófocles não discute a verdade desta antiga história. Apresenta-a como de fato poderia ter acontecido. sóbrio e forte como era, esperava que os outros ouvintes atingissem o seu próprio nível.

Os três trageodiógrafos Áticos todos eles, escrevem numa línguagem que não se pode chamar senão de poética. Imaginemos uma primeira audição, de uma ode de coral de Ésquilo.

Toda poesia grega foi escrita numa linguagem usando apenas palavras artificial, fora um pequeno grupo de poetas líricos, como por exemplo, Safo, Alceu, Anacreonte, eles usavam seu vernáculo próprio.

" A poesia servia a religião, por falar nos deuses, e dava uma forma viva e palpável aquilo que não era possível exprimir na linguagem simples do dia a dia" (C.M.BWRA, Diretor do colégio Wadham, Oxford). A Experência Grega, in História das Civilizações).

Só os homens representavam todos os papéis, e a sexualidade era exposta de uma forma muito clara, não havia censura nesse sentido, no inicio a tragédia representava o funeral e a comédia, que nasceu logo após o surgimento da tragédia, ela representava a alegria do renascer, no decorrer do tempo nasceram os festivais de drama e comédia na Grécia, após a derrota na guerra, para os romanos elas se fizeram presente em Roma também, e de lá se espalhou para todo do resto do mundo como uma forma de dizer que a cultura não tem fim e cresce como deve sendo espalhada e modificada.

Espero que tenham gostado dessa pequena colaboração.

Esse texto foi retirado da minha monografia, que adorei fazer, embora tenha dado muito trabalho, se alguém quiser saber mais, aqui no Rio eu encontrei esse livro na biblioeteca de letras na UERJ.

Em breve falarei da origem do teatro em Roma, chegarei até Plauto.