A hora de parar (publicado originalmente em 2/3/2024)

Paulo Roberto Falcão, melhor jogador da história do Internacional de Porto Alegre e o ‘Rei de Roma’, ao defender o clube italiano, costuma dizer que o atleta de qualquer modalidade, sobretudo o de futebol, morre duas vezes: quando termina a carreira e ao ter o seu real falecimento. Isto porque, afirma, a trajetória profissional dura pouco se comparado aos demais trabalhadores – cerca de 15 a 20 anos, com uma ou outra exceção.

No cinema isso se prolonga por mais tempo. Ainda assim, saber o momento exato de parar – ‘no auge’, como Pelé – é tarefa para poucos. Seja por idade avançada, doença ou estresse, ou outro motivo qualquer, muitos atores, atrizes, diretores e envolvidos com a Sétima Arte optam por botar um ponto final em sua estrada. Uns avisam oficialmente. Alguns saem de cena sem ninguém notar.

No Brasil, talvez o mais célebre (e recente) caso seja o da atriz Ana Paula Arósio. Em 2011, escalada a uma novela, chegou a gravar os primeiros capítulos, mas desistiu e simplesmente informou que não ia mais. Hoje, perto dos 49 anos, vive numa residência da zona rural na Inglaterra com o marido. Lídia Brondi, pouco antes, em 1991, optou por se retirar e cursar psicologia. Jim Carrey, após ‘Sonic 2’ (2022) também se afastou. ‘Já fiz o bastante’, revelou, aos 61 anos. As gêmeas Mary Kate e Ashley Olsen, conhecidas por seus papéis desde que tinham meses de idade, interromperam as idas aos sets para se dedicar ao universo da moda. Criaram a própria marca de roupas e desde então vivem como empresárias.

Daniel Day-Lewis, ganhador de 3 Oscars de Melhor Ator, prometeu (e segue cumprindo) que largaria o cinema depois de ‘Trama Fantasma’ (2017). Greta Garbo (36 anos), Shirley Temple (21) e Grace Kelly (28) são exemplos de abandono ainda jovens, seja por falta de convites ou por ter casado com um príncipe (neste, para enorme desespero de Alfred Hitchcock).

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 18/03/2024
Código do texto: T8022252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.