Planeta dos Macacos- Os Filmes

O filme, Planeta dos Macacos, é baseado no romance de Pierre Boulle, escritor de origem francesa, publicado na França em 1963. Ele também é o autor de A Ponte do Rio Kwai.

1- No filme de 1968, dirigido por Franklin J. Schaffner, o astronauta George Taylor, interpretado pelo ator Charlton Heston, (1923-2008) cai num buraco negro e vai parar num planeta a 3233 anos no futuro. Nesse planeta os macacos são inteligentes e falam, os humanos, ao contrário, são mudos e sem capacidade para raciocinar.

Taylor é capturado e examinado por cientistas macacos. Ele acaba ficando amigo de Zira e Cornelius que o ajudam a fugir. A cena final do filme é antológica. Taylor foge a cavalo com a mulher que ele conheceu e deu o nome de Nova, já que ela não fala. Ele chega numa praia e se depara com a Estátua da Liberdade, aquela de Nova York, semienterrada na areia. Então ele descobre que o planeta é a Terra. Taylor desce do cavalo, olha para os restos da estátua, se ajoelha, dá socos no chão e brada: “ Estive o tempo todo na Terra. Vocês explodiram tudo! Malditos sejam todos vocês”.

Logo depois que Taylor partiu para uma missão no espaço, aconteceu a Terceira Guerra Mundial, uma guerra atômica que destruiu a civilização. Durante o tempo em que o planeta foi coberto por substâncias radioativas, radiação nuclear, os sobreviventes sofreram mutação. Aconteceu uma inversão na evolução, os macacos adquiriram inteligência e capacidade para falar, e os humanos perderam a inteligência e ficaram mudos. Assim, os macacos dominaram o planeta e fizeram os humanos de escravos.

2- Volta Ao Planeta dos Macacos, de 1970, é a sequência do primeiro filme da saga. Na história, o astronauta Brent (James Franciscus 1934-1991) é enviado em busca de Taylor (Charlton Heston) e seus companheiros. Ele encontra Nova (Linda Harrison, 1945, 77 anos), a companheira de Taylor, e juntos acabam por encontrar uma sociedade de humanos mutantes que moram no subterrâneo e adoram uma bomba que é capaz de destruir todo o planeta.

3- Fuga do Planeta dos Macacos, de 1971, Os símios Cornelius e Zira retornam no tempo para escapar da destruição de seu mundo e chegam à Los Angeles do século 20, onde são tratados como curiosidades. Mas logo são perseguidos pelo governo, que pretende evitar o nascimento do bebê de Zira.

4- A Conquista do Planeta dos Macacos, de 1972. 18 anos após o terceiro filme, Armando apresenta a César, filho do Dr. Cornelius e da Dra. Zira, a terrível verdade: os macacos são escravos usados para serviços minoritários, como fazer as compras, servir mesas ou fazer faxina, e não têm respeito nem direitos assegurados. Irritado ao ver um macaco sendo tratado de forma violenta por policiais, César não se contém e brada de indignação. Armando, com a intenção de proteger César, se entrega como responsável pelo ato, e é levado para ser interrogado. Enquanto isso, César é integrado ao sistema e vendido a Macdonald como um macaco comum. Então ele vê como os macacos são maltratados e incentiva-os a se rebelarem contra os humanos.

5- Batalha no Planeta dos Macacos, de 1973-12 anos após o início do reinado de César ( Anddy McDowal- 1928-1998l), foi constituída uma sociedade rural pacífica de macacos, em que a mais valiosa lei é "macaco jamais matará macaco". Eles vivem em paz com alguns humanos sobreviventes da Guerra Nuclear que devastou a sua sociedade. Porém, Aldo ( Claude Akins 1926-1994), um gorila beligerante, acha que os macacos devem ter armas e matarem humanos. E conspira com os outros da espécie para que César não continue no poder.

César acredita na coexistência futura entre as espécies. Ao ouvir por MacDonald (Austin Stoker 1930-2022), um amigo humano, que existem arquivos com fitas de seus pais, Cornelius e Zira, e que eles teriam falado sobre o futuro, organiza uma expedição ao lugar. É acompanhado por MacDonald e o sábio orangotango Virgil ( Paul Williams 1940- 83 anos). Os tapes estão em subterrâneos de uma grande cidade devastada por uma bomba nuclear, que eles pensam estar desabitada. Chegando lá, os humanos mutantes sobreviventes do bombardeio percebem sua presença. E o desequilibrado líder, Kolp ( Severn Darden 1929-1995), começa a planejar um ataque aos macacos, por lembrar da rebelião de César e crer que são seres inferiores.

6- Planeta dos Macacos de 2001, é uma versão do original e não uma sequência. Depois de sofrer um acidente com sua espaçonave, Leo Davidson ( Mark Wahlberg 1971- 52 anos) consegue chegar a um planeta diferente, aparentemente cruel, onde seres humanos são caçados e escravizados por primatas e têm de se esforçar muito para conquistar seus meios de subsistência. Ao ver tudo aquilo, Leo fica indignado com a opressão imposta aos humanos. Ele logo propõe uma revolução, tornando-se uma enorme ameaça ao status quo do planeta.

7- Planeta dos Macacos- A Origem, de 2011, é uma outra versão do original. Um chimpanzé de laboratório desenvolve inteligência e emoções humanas e uma batalha épica surge para determinar qual espécie será dominante no planeta Terra.

8- O Planeta dos Macacos- O Confronto filme de 2014- Dez anos após seu último embate, um grupo de humanos sobrevivente de uma praga mortal ameaça a crescente nação de macacos geneticamente evoluídos de César. Ambos os lados são levados a uma guerra que pode determinar definitivamente a espécie dominante da Terra.

9- Planeta dos Macacos -A Guerra, de 2017. César e seus macacos são forçados a um conflito mortal com um exército de seres humanos liderados por um coronel cruel. Após os macacos sofrerem perdas inimagináveis, César luta com seus instintos e começa sua própria busca para vingar a espécie. Esta jornada traz face a face César e o Coronel que serão colocados um contra o outro em uma batalha épica que irá determinar o destino de ambas as espécies e o futuro do planeta.

10- Reino do Planeta dos Macacos, em tradução livre), estreia em 24 de maio de 2024 nos cinemas.

Antônio Stegues
Enviado por Antônio Stegues em 04/04/2023
Código do texto: T7756064
Classificação de conteúdo: seguro