Ministério da Cultura terá 10bi de Orçamento Quanto Desse para a Criação

O orçamento de 10bi de reais, tem por certo apenas o destinado as Leis: Aldir Blanc II e Paulo Gustavo que receberão em torno de 7bi de reais. É positivo, ajudará muito o setor, mas acredito que o destino desses recursos, será a produção, a área de criação e desenvolvimento, ainda faltam sinais de que serão beneficiadas, o que parece não ter espaço nessas leis.

Para se ter uma ideia com o descaso em se tratando do auxílio a área criativa e de desenvolvimento, já faz mais de anos que tivemos um edital para desenvolvimento de roteiro, aqui na Bahia, tem mais de 16 anos que não propõem um.

Mesmo sem haver uma mobilização para fomento ao desenvolvimento de roteiros, não podemos perder a esperança, afinal são ainda, mais de 2,7bi de reais a serem inseridos pelo Ministério da Cultura no setor, assim, uma fatia desses pode muito bem beneficiar os roteiristas.

No momento, as iniciativas nos grupos de roteiro, são mínimas, pouco envolvimento com a necessidade de um edital de desenvolvimento.

As rodadas de negócio onde se solicita para análise, a LOGLINE e a SINOPSE, é uma conquista, por mínimo que sejam os projetos que passam para a fase de pitching, questão de 5%.

Faltam as divulgações dos projetos que foram contratados e produzidos após o pitching.

Sendo essa a melhor opção, depois dos editais de desenvolvimento de roteiro, vamos aguardar para termos informações de que o mercado do cinema e audiovisual se aqueça e aumente as produções via rodadas de negócio.

Mas para ter um cenário propício tem de haver ambos, tanto as rodadas de negócio quanto os editais de desenvolvimento de roteiro. É o que o profissionalismo pede, que sejam analisados e tenham oportunidades, todos os profissionais, sejam pobres, classe média e ricos.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 28/12/2022
Reeditado em 28/12/2022
Código do texto: T7681653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.