Futebol e Cinema: Onde as Cifras Milionárias Reinam

Assim como em Hollywood as produções cinematográficas projetam milhões para as produtoras, os jogadores de futebol projetam para seus clubes brasileiros. Um filme pode reder bilhões, um jogador também.

Isso porque da maneira que se investe milhões para alcançar bilhões em produções, investe-se milhões em jogadores para alcançar, também, bilhões.

No Brasil, as escolas do setor de cinema, ainda têm seus ensinamentos todos focados na escola dos EUA, e suas adaptações nas obras, atingem um nicho muito pequeno, com algumas exceções na comédia, sempre bem vista pelo público. Alguns dramas também fazem sucesso, mas são raros os feitos.

Já tratando-se de futebol, a escola brasileira é a mais referenciada nas questões esportivas, seus jogadores são super-valorizados, sendo vendidos para o exterior, em especial a europa, por milhões.

Fazer a escola do cinema brasileiro, render bilhões, da maneira que rendem os jogadores, só tendo uma mudança de paradigma, onde gêneros como ação, ficção científica, aventura, fantasia terão investimentos desde o desenvolvimento dos roteiros, como é no futebol, que tem o investimento desde a base.

Não é por falta de público que um ""point twist" no cinema brasileiro não seria bem-vindo. Há diversas projeções nas quais se mostra uma grande "aceitabilidade", o que inexiste é investimento, desde o desenvolvimento do roteiro.

Mercadologicamente, o futebol de campo nos EUA, não fatura o que fatura o futebol brasileiro, caso eles queiram, precisam investir na base, como o Brasil também tem que investir no desenvolvimento dos roteiros.

Mesmo passando dia após dia, a classe decisória, tanto no futebol lá, quanto no cinema aqui, não querem mudanças, acreditam que o mercado do jeito que está, tem uma perfeição.

Essa perfeição pode até existir, mas para os cargos de diretoria, a gerência e os operários ainda enfrentam um quase nulo investimento na base do futebol nos EUA e no desenvolvimento de roteiros, no Brasil.

Se a mudança vim da cúpula: ministério da cultura, secretarias estaduais da cultura, canais, streamings, terá outro cenário bem mais rápido do que se for tentada pelos operários: Atores(riz), roteiristas, diretores(as), produtores(as), etc.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 15/12/2022
Reeditado em 15/12/2022
Código do texto: T7672540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.