Heróis Brasileiros, Fomentar para Possuir

Entre os editais de fomento de desenvolvimento de roteiros, até hoje, não existiram um único que fosse para a criação de heróis brasileiros, e a iniciativa privada tem em seus núcleos intelectuais, aqueles que escrevem para um nicho muito pequeno, bem-sucedidos nos festivais, mas pouco aclamados nas bilheterias, isso quando chegam nessa fase, na maioria das vezes, vão para o arquivamento sem passar por essa.

Dando um panorama geral da situação, pode-se dizer que nas histórias em quadrinhos tem uma certa representatividade, as quais na minha opinião, tem sua força maior nas possibilidades de acusações de plágios. Não vejo indícios que os demonstrem como potenciais produtos cinematográficos e audiovisuais.

Claro que tem um ponto muito forte, difícil de contornar, faltam cursos e livros que ensinem ou direcionem a criações de heróis. O conteúdo dos cursos e livros no geral, necessitam de um aprofundamento que esclareçam pontos dos quais se retirem o que se pode para criar os heróis, esses personagens tão marcantes.

Nossos heróis nascerão, pois há um movimento independente que arriscam elaborar enredos e produções baixos orçamentos com esse fundamento. E digo, são produções inovadoras, dignas de quaisquer streamings e cinemas. Uma vez que o profissionalismo domina, apesar do arrocho orçamentário.

Mas o que fazer se o poder está nas mãos dos que menosprezam os personagens heróicos? Cobrar, essa é a arma fundamental; unir-se e cobrar.

Não estou dizendo aqui que é fácil criar e desenvolver herói, pelo contrário, esses tem um nível de complexidade que exige um conteúdo referencial muito bom, pois os heróis de cada nação ou continentes, tem de terem suas singularidades.

Esperemos que o governo incentive projetos nos quais o herói e o heroísmo predominem, mas para começar, aqueles que querem um cinema e audiovisual que não devam nada para os hollywoodianos, tem de demonstrar forças, no entanto, sozinho, o que é mais provocado pelos roteiristas com carreira, torna-se praticamente impossível.

A verdade pode ser... em cinema nacional onde a comédia impera, basta um pequeno empurrazinho para que os heróis consigam seus espaços.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 07/12/2022
Reeditado em 08/12/2022
Código do texto: T7667099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.