Sugestão para o Nobel da Paz de 2023

NAOKO TAKEUSHI

 

Nascida em 1967, a japonesa Naoko Takeushi foi sacerdotisa xintoista ("miko", como se diz em japonês) antes de se tornar uma desenhista ("mangaká") famosa e depois supervisora de filmes de televisão e cinema.

Embora tenha produzido outras séries antes e depois, foi Sailor Moon, em célebre mangá desenvolvido ao longo da década de 1990, que se tornou seu grande êxito e a obra da sua vida. Os filmes de Sailor Moon continuam sendo realizados, sendo os mais recentes os épicos duplos "Sailor Moon Eternal" (2021) e "Sailor Moon Cosmos", com lançamento previsto para 2023.

 

"Nós nascemos para estar juntos."

 

Diferente de todos ou quase todos os super-herois norte-americanos e japoneses, Sailor Moon, conhecida como a Princesa da Lua Branca e a Guerreira do Amor e da Justiça, é talvez a única heroína não violenta cujo prestígio mundial ombreia com os referidos SH, com os mais populares dentre eles.

Talvez poucas pessoas reparem no dano que os quadrinhos e filmes de super-herois causam às crianças e adolescentes. Mas façam a experiência de passar por bancas de jornal e olhar as capas das revistas do gênero, são simplesmente horripilantes.

Violência, agressividade, ódio e teratologia - o que se vê só nas capas, imaginem os conteúdos. Os filmes em geral são a mesma coisa: destruição irracional de ruas, automóveis e prédios, heróis de moral e ética duvidosas, até cínicos. Isso inclui os personagens da Liga da Justiça, Avengers, X-Men, Watchmen, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball...

 

Sailor Moon conversa com o espírito de sua mãe, a Rainha Serenity, do desaparecido Reino Lunar.

 

Em Sailor Moon existe uma grande mensagem de amor. Efetivamente a heroína é doce e ingênua e transmite amor, ternura, inocência e senso de justiça. Liderando um grupo de heroínas místicas (as "sailor senshi" ou navegantes guerreiras) embora seja princesa trata as demais de igual para igual. É a catalisadora da amizade entre elas (as sailors Vênus, Marte, Júpiter e Mercúrio). Mas impressiona também o romance com Mamoru Chiba (Tuxedo Mask), um amor que desafia o tempo e o espaço. Através dos gatos lunares falantes, Luna e Artemis, Sailor Moon transmite seu amor para com os animais.

Ela é incapaz de odiar e combate o mal com as armas do amor e da luz, sendo uma espécie de Messias ou Avatar.

Quando pode, purifica os inimigos. Na verdade sua luta é contra espíritos malignos ou seres humanos com eles compactuados.

 

O coração aparece entre a tiara e o cabelo, no enfeite do pescoço e no broche.

 

 

Num vídeo curto do YouTube, com a letra em espanhol de "Tuxedo mirage" (conforme código de acesso abaixo)

 

https://youtu.be/tr8DAVrkxKk

 

encontrei um comentário dizendo que amor como entre Serena e Darien (nomes colocados na América; leia-se Usagi Tsukino e Mamoru Chiba, ou seja Sailor Moon e Tuxedo Mask) não se vê mais hoje em dia. De fato a carga romântica é imensa, o par se ama como Romeu e Julieta ou mais até, pelo aspecto místico desse amor. A carga de amizade também é avassaladora, a amizade ferrenha entre as cinco guerreiras. Ainda existe a presença de Chibiusa, a filha de Sailor Moon vinda do futuro, também é comovente o laço entre ambas.

 

Serena Tsukino, ou Usagi Tsukino (Sailor Moon) conversa com sua amiga e colega Naru, que dá a entender ter descoberto a sua identidade secreta: "Existem coisas que não se pode contar a ninguém, não é? Não se preocupe, Serena, eu não vou lhe perguntar nada ".

 

A mensagem de amor e senso de dever e de justiça que Naoko Takeushi espalhou pelo mundo e que comoveu milhões de pessoas que passaram a ser fãs entusiasmadas da franquia ("moonies" como tais pessoas se tornaram conhecidas, de ambos os sexos, todas as idades e múltiplas nacionalidades) a torna a meu ver merecedora do Nobel da Paz, já que Sailor Moon traz em seu bojo um grande estímulo à paz. E com certeza inspirou em gerações esse amor pela paz, bondade, amor, dever e justiça.

(Sailor Moon, criada em mangás por Naoko Takeushi, aparece em filmes de tv e cinema da empresa Toei)

 

Rio de Janeiro, 8 de novembro de 2022.

 

Usagi Tsukino e Chibiusa, o amor materno e filial.