A Felicidade não se Compra

A Felicidade não se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946) é um filme do diretor Frank Capra (1897-1991) que se notabilizou por clássicos, na década de 1930, em que o homem comum vence as dificuldades através de seu caráter moral e determinação. O otimismo aliado à comédia elevava o espírito das plateias durante a Grande Depressão. O filme foi realizado após o fim da Segunda Guerra Mundial e é transicional na carreira do diretor, pois não há aquele otimismo de antes da guerra.

Na véspera do Natal, muitas pessoas começam a orar por George Bailey (James Stewart) na fictícia cidade de Bedford Falls e o Céu envia um anjo para a Terra a fim de ajudá-lo num momento de desesperança. O anjo revisita toda a vida de George para mostrar a ele a importância e o impacto de suas ações não apenas em sua vida pessoal como também na vida da comunidade. Aos 12 anos, George salvou seu irmão Harry de afogar-se no rio congelado. Adolescente, George foi trabalhar na farmácia de Mr. Gower e percebeu que este se equivocara na manipulação de um remédio ao colocar veneno como componente. Isso poderia arruinar a vida do farmacêutico.

George tinha grandes sonhos de viajar pelo mundo com sua namorada Mary (Donna Reed), mas esperou seu irmão Harry terminar o ensino médio para que ele o substituísse no Bailey Building and Loan Association (banco que faz empréstimos a juros baixos e que ajuda as pessoas mais pobres da cidade). Na noite da formatura de Harry, George e Mary fazem planos de viajar quando recebem a notícia que o pai dele teve um derrame que se provou fatal. Meses depois, Mr. Potter (dono do grande banco da cidade e que está interessado no pequeno banco) faz uma oferta de compra, mas os membros do conselho recusam a proposta se George ficar e cuidar do banco fundado por seu pai e por seu tio Billy. George aceita comandar o banco e abre mão de ir para a faculdade e dá o dinheiro para seu irmão Harry. Este cursa a faculdade, mas volta casado com uma grande proposta de emprego feita pelo sogro. George decide cuidar do banco mesmo sabendo que isto mataria seu sonho de viajar pelo mundo.

Mary havia concluído a faculdade e voltado para Bedford Falls. Após alguns desencontros e brigas, George e Mary decidem se casar. Após a cerimônia, o casal está saindo em lua-de-mel quando percebe que há uma corrida bancária para sacar dinheiro do banco. Diante do pânico das pessoas e da possibilidade de falência, eles abrem mão do dinheiro da viagem para salvar o banco. Ao longo dos anos, o casal tem quatro filhos e decide criar o Bailey Park (projeto de casas populares financiadas pelo pequeno banco) para ajudar uma grande parte da população da cidade. O ganancioso Mr. Potter (o avarento banqueiro local) tenta oferecer um grande emprego e um alto salário para George desistir do projeto. George fica muito tentado em aceitar a proposta, mas depois recusa ao perceber que Mr. Potter controlaria toda a cidade.

Na manhã da véspera de Natal, tio Billy vai ao banco de Mr. Potter fazer um depósito e está feliz, pois o sobrinho Harry voltou da guerra e foi condecorado em Washington. A cidade de Bedford Falls está em festa e aguarda a chegada de seu herói de guerra para homenageá-lo. Ao entregar um exemplar do jornal para Mr. Potter com a notícia sobre Harry, tio Billy não percebe que colocou o envelope de dinheiro no jornal, não consegue fazer o depósito e não se lembra de como perdeu o dinheiro.

Tio Billy avisa George e este pensa na falência do banco e na prisão por fraude fiscal. Em uma tentativa desesperada de conseguir um empréstimo, George apela a Mr. Potter que não só não ajuda como não confessa que está com o envelope de dinheiro. A única coisa que George tem é uma apólice de seguro. Ele valia mais morto do que vivo. George caminha em direção à ponte da cidade. O momento mais dramático do filme acaba sendo o mais cômico, pois o anjo se atira da ponte e é salvo por George. Depois o anjo diz uma frase enigmática: afirma que foi ele que pulou (do Céu) para salvar George (na Terra). Sem entender, George retruca que foi ele que pulou (da ponte) para salvar o anjo (na água).

O anjo propõe a George que ele considere nunca ter nascido e que visite Bedford Falls. Começa a nevar e eles estão no mesmo lugar, mas num tempo diferente. George descobre que seu irmão Harry morreu afogado e que o farmacêutico Mr. Gower passou anos preso por ter colocado veneno no remédio de um paciente. Além disso, o pequeno banco da cidade faliu, não há o Bailey Park e agora a cidade chama-se Pottersville onde há apenas jogo, bebida e prostituição. Seu tio Billy está num asilo de loucos, sua mãe viúva tem uma pequena pensão para alugar quartos e sua esposa Mary não se casou, pois é uma solteirona e trabalha como bibliotecária. Desesperado, George pede a sua vida de volta. Começa a nevar e ele volta ao tempo presente. George volta para casa e abraça a esposa e os filhos. Ele está resignado a enfrentar seu destino (falência e prisão), mas a notícia de um possível colapso do banco havia se espalhado pela cidade. Muitas pessoas arrecadam dinheiro e Tio Billy aparece dando a notícia, enquanto isso Harry abre mão da recepção que a cidade havia preparado e vai direto homenagear George como o homem mais rico da cidade.

O personagem George Bailey foi até as profundezas do desespero e perdeu a fé nas pessoas, mas pulou para trás antes de cair do precipício. O mal existe e o mundo pode ser um lugar triste e solitário. A vida é uma jornada de esperança e o filme mostra que viver é equilibrar-se entre escolhas e consequências.