Momentos da Copa-2010 (texto-bônus ao Recanto das Letras)

A Copa acabou e deixo de ser criança por enquanto. Esperarei até 2014 para voltar às calças curtas. Mas o campeonato deixou momentos indeléveis. Como esquecer dos jogadores da África do Sul cantando antes de entrar em campo? Como esquecer os meninos dourados da Alemanha, compondo o que foi, para mim, o melhor time do torneio, com goleadas em cima de Inglaterra e Argentina? Como esquecer todas as jogadas desperdiçadas, gols perdidos? E a Jabulani, culpada ou inocente?

Como tirar da mente os golaços, como o primeiro da Holanda contra o Uruguai, ou o de Podolski contra Inglaterra? Como não lembrar de emocionantes jogos, como Alemanha 4 x 1 Inglaterra, Alemanha 4 x 0 Argentina e Uruguai 1 x 1 Gana?

E as coberturas da imprensa? Parabéns a duas pessoas, por motivos distintos: Tiago Leifert e José Trajano. O primeiro por ter mostrado ao Brasil inteiro. Você que me lê de outro lugar, que não o Vale do Paraíba, saiba que Tiago iniciou na Globo em 2004, na afiliada TV Vanguarda, ao lado da apresentadora do Vídeo Show Giovanna Tominaga, num programa chamado Vanguarda Mix. O 'Central da Copa' ficará marcado como o melhor programa da TV aberta do mês de junho e julho.

A espontaneidade dele, somada ao comentarista Caio Ribeiro, é de cair o queixo. Viraram Blota Júnior e Sônia Ribeiro do século 21, para fazer uma comparação engraçada. Sobre Trajano, a ESPN Brasil deu show de cobertura. A equipe é uma beleza. Junte a Trajano, Juca Kfouri, Fernando Calazans, Paulo Calçade, Mauro Cézar Pereira etc. Todas as reportagens, programas, transmissões dos duelos, tudo, enfim, foi um autêntico espetáculo. Palmas.

Tirei férias para acompanhar a competição. Jamais me arrependi. Vi a grande maioria dos jogos ao vivo. Injustiças? Sim, e mais uma vez cito a Alemanha. A seleção brasileira envergonhou os brasileiros. De novo, como em 2006, caiu nas quartas-de-final. Messi, Kaká, Cristiano Ronaldo, todos afinaram e não fizeram grandes coisas no Mundial. Era de se esperar tudo isto, porque Copa do Mundo é para os maiores.

Por fim, esperemos 2014 chegar. Terei 32 anos lá. Favoritos? Alemanha na cabeça. A base montada é excepcional e muito excelente. O Brasil terá de esperar. Vamos ver se aprendem a lição de 2006 e 2010. E vamos ver também se o polvo resiste e acertará as previsões próximas do Mundial realizado no Brasil.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 12/07/2010
Código do texto: T2373095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.