Você sabia? n. 2

Dando sequência à série "Você sabia?" , hoje vamos conhecer um pouco do marco que determina a contagem do tempo pelos fusos horários ao redor do mundo. Os(as) Colegas Recantistas que puderem acrescentar outras informações serão bem-vindas. Críticas também! A intenção é compartilhar conhecimento, a partir do que conseguimos conhecer nas mais diversas fontes (vivência, revistas, jornais e, claro, Internet.)

Vamos lá, não perca a hora!

BIG BEN, o Grande Sino da Hora, alguns já o visitaram presencialmente, outros virtualmente e ainda outros ouviram falar, mas não se ligaram, nem o ouviram badalar. Não confundir com o BIG BANG, a teoria do começo de tudo, né?

O BIG BEN, versão inglesa, destaca-se por sua precisão e serve de parâmetro para estabelecer o marco inicial dos 24 fusos horários, de hora em hora, ao redor do mundo. Propositalmente foi localizado em Londres, no bairro de Westminster, como forma de valorizar o Parlamento britânico e identificar o Meridiano de Greenwich, que corresponde à hora ZERO (hora GMT). A expressão Big Ben é comumente associada à Torre do Relógio. Creio ser o roteiro de viagem de muitos colegas recantistas, ao visitarem Londres.

Sua primeira badalada foi exatamente no dia 7.9.1859, não encontramos, ainda, que hora marcava.

Suas medidas: Peso 15,1 toneladas; sua torre de sustentação: aproximadamente 100 metros (97,5 m ); seus ponteiros têm: 2,7m e 4,3m, respectivamente.

Desde 1924 é possível ouvir suas badaladas no boletim diário da British Broadcasting Corporation (BBC).

A torre onde o Big Bem foi instalado era formalmente conhecida como St Stephen’s Thomas Tower. Posteriormente foi renomeada como Elizabeth Tower, por ocasião do Jubileu de Diamante de Rainha Elizabeth II , ao comemorar 60 anos no trono britânico. No último domingo, 6.2.2022, Elizabeth II comemorou, reservadamente, 70 (setenta) anos de Pleno Reinado, Jubileu de Platina, aos seus 95 anos de vida.

Rigorosamente o Brasil está divido em 4 fusos horários, que originalmente correspondem aos seguintes:

Fuso horário 1 – Duas horas de atraso em relação ao BIG BEN. Seus limites correspondem: à Ilha de Fernando Noronha, aos arquipélagos São Pedro e São Paulo e ao atol das Rocas (particularmente já os visitei para operar uma estação de rádio PY7TS, nos anos 60). Quando aqui é meio-dia, lá já são 14 horas.

Fuso horário 2 – Três horas de atraso em relação ao BIG BEN: Também chamado "Horário de Brasília" - Hora Oficial do Brasil – Seus limites correspondem: aos Estados do Sul – Sudeste – Nordeste e o Distrito Federal, e aos Estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá; Quando aqui é meio-dia, lá já são 15 horas.

Fuso horário 3 – Quatro horas de atraso em relação ao BIG BEN: Seus limites correspondem: aos Estados de Rondônia – Roraima – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior porção do Amazonas; Quando aqui é meio-dia, lá já são 16 horas.

Fuso horário 4 – Cinco horas de atraso em relação ao BIG BEN: Seus limites correspondem: ao extremo Oeste do Amazonas e ao Estado do Acre. Quando aqui é meio-dia, lá já são 17 horas.

O JEITINHO BRASILEIRO: Em 1913 o Decreto 2.784 instituiu pela primeira vez os fusos horários no Brasil. O Acre e a área a oeste da linha que liga os municípios amazonenses de Tabatinga e Porto Acre, passaram a se situar no "quarto fuso", caracterizado pela "'Hora de Greenwich' menos cinco" (atual UTC-5). Quase um século após a mudança, foi promulgada a Lei 11.662, de 2008, que junto a outra modificação no estado do Pará, colocando-o totalmente no horário oficial de Brasília, fez o estado do Acre e o sudoeste do Amazonas avançarem uma hora, para o fuso UTC-4, em 23 de junho de 2008.

Conheça melhor o que motivou esse JEITINHO BRASILEIRO, acessando o link abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Referendo_sobre_o_fuso_hor%C3%A1rio_vigente_no_Acre

Não perca a hora, agora que conheces em que fuso horário estás situado!

Curiosidade: Embora o BIG BEN conte com 4 faces, apenas uma está funcionando.

Veja aqui sua história completa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Ben

Raio Eterno
Enviado por Raio Eterno em 09/02/2022
Código do texto: T7448329
Classificação de conteúdo: seguro