HOMENAGEANDO ISAAC ASIMOV

MÉTODO CIENTÍFICO:

1. Definição

Trata-se de um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas. São elas:
OBSERVAÇÃO
PROBLEMATIZAÇÃO
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
EXPERIMENTAÇÃO
E TEORIA

2. Etapas do Metodo Cientifico

OBSERVAÇÃO:
Como o próprio nome diz, é a visualização de um fato (ou fenômeno). Essa observação deve ser repetida várias vezes, buscando obter o maior número possível de detalhes, sendo realizada, portanto, com a maior precisão possível. Deve-se tomar o cuidado com os “vícios” para que ocorra uma observação correta do fato; em muitos casos, a pessoa vê o que deseja ver, e não o que está ocorrendo de fato.
(N.A.: Nestes casos, as conclusões não se sustentam diante da comunidade científica que a analisará sem os "vícios" do teórico que as expõe ao crivo).

PROBLEMATIZAÇÃO:
Corresponde à execução de questionamentos sobre o fato observado. E para essas perguntas, o pesquisador vai à busca de respostas. Um problema bem formulado é mais importante para a ciência do que a sua solução, pois, abre caminho para diversas outras pesquisas.

FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE:
A hipótese nada mais é do que uma possível explicação para o problema. No jargão científico, hipótese equivale, habitualmente, à suposição verossímil, depois comprovável ou negável pelos fatos, os quais hão de decidir, em última instância, sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar. "A hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno até que os fatos a venham contradizer ou afirmar." (Cervo & Bervian,1974:29)

EXPERIMENTAÇÃO:
Etapa em que o pesquisador realiza experiências para provar (ou negar) a veracidade de sua(s) hipótese(s). Se, após a execução por repetidas vezes da experiência, os resultados obtidos forem os mesmos, a hipótese é considerada verdadeira.

(...)

Na experiência controlada, usam-se dois grupos: o experimental e o grupo teste (grupo controle ou testemunho).
No grupo experimental é testada uma variável; as demais condições devem ser iguais às do grupo controle que, por sua vez, corresponde ao grupo em que a referida variável não aparece e, assim, serve de referência para análise dos resultados.

Veja um exemplo bem simplificado:

Se um pesquisador deseja saber a influência de determinado mineral “M” na floração de uma determinada espécie vegetal, deverá usar dois grupos de plantas nas mesmas condições, diferindo um do outro apenas no mineral M. O grupo portador do mineral é o grupo experimental e o que não possui o mineral é o grupo controle.

Se os resultados obtidos forem estatisticamente iguais, o mineral M não interfere na floração; caso os resultados obtidos nos dois grupos forem estatisticamente diferentes, o mineral M é o responsável pelas diferenças observadas.


Uma hipótese confirmada nas experimentações passa a ser denominada de lei científica. A um conjunto de leis que explicam um determinado fenômeno (ou grupo deles) chamamos de teoria. As teorias científicas têm validade até que sejam incapazes de explicar determinados fatos ou fenômenos, ou até que algum descobrimento novo comprovado se oponha a elas. A partir de então, os cientistas começam a elaborar outra teoria que possa explicar esses novos descobrimentos. A Ciência é conhecimento evolutivo e não estacionário.

(FONTE:http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/metodo-cientifico.asp).

AGORA, a homenagem:

Não é que eu confie totalmente na Ciência, só que não confio em quem não respeita seus princípios.
Não aceito todas as conclusões da Ciência, mas não aceito as que a excluem.
Não acato todas as ideias dos cientistas, menos ainda as ideias não científicas.
Se a Ciência ainda não sabe tudo sobre o funcionamento do mundo, menos ainda os não cientistas!
Concordo em considerar válida qualquer hipótese para a origem da vida e de todo o Universo, ainda que baseada na fé mística, desde que não ofenda o meu intelecto.
Um cientista não é o dono da verdade, é alguém que a busca, mesmo que erre no meio do caminho.
A Ciência caminha de acordo com os conhecimentos acumulados historicamente e as tecnologias disponíveis em cada época; as pseudociências não caminham, estão paradas no tempo.
A Ciência está sempre pronta a rever suas teorias, quando um novo fator se apresenta; as teorias não científicas não o fazem nunca.
Para cada lei científica, há um conjunto de etapas científicas realizadas sob controle e várias vezes verificadas; para cada ideia não científica, há pelo menos um indivíduo que nela crê.
Não é que a Ciência tenha todas as respostas às minhas perguntas, é que as respostas fora dela não me interessam.


VIDA INTELIGENTE NA NET:
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Jacqueline K
Enviado por Jacqueline K em 24/09/2011
Reeditado em 09/10/2011
Código do texto: T3238096
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