TRAJETÓRIA LITERARIA DE BRAGANÇA PAULISTA 2. edição

Tive a honra de adquirir o livro acima (TRAJETÓRIA LITERARIA DE BRAGANÇA PAULISTA 2. edição) , segunda edição usado em um sebo de SP, e tive o prazo de ler diversos minibiografia, escrita por diversos escritores de nossa cidade.

O referido livro segundo edição é um livro editado em primeira edição em 1995, na administração ASES de GENTIL LEME; agora nesta segunda edição de 2007, editado e ampliado.

Que puder ter acesso ao grande livro de mini biografias escritas por brilhantes escritores Bragantinos poderá saborear o conhecimentos de pessoas produtivas que passaram por Bragança Paulista-SP, como Pe Aldo Boline, que marca a minha vida, apesar de ter eu nascido no Bairro de Anhumas-distrito de Vargem, Bragança Paulista-SP, fui batizado por Padre Aldo Boline em 1954, e fiz primeira Comunhão na Igreja de São Benedito, pertencente e dirigido por Pe Aldo Boline, e sempre então pertenci a tal Paroquia, tendo vindo de Anhumas, para morar e crescer no Jd Recreio, a partir de 1964, onde vivi até depois de casado em 1982.

Fiquei feliz de poder ter tido acesso mesmo que tardia a tão importante obra informativa e de natureza histórica de pessoas importantes desta cidade, seja nas letras, no empresariado, na religião, na educação e outras atividades, mas pessoas com certeza contribuíram com nossa região, e muitos com o Estado de São Paulo, Brasil e até no exterior, como o caso de

Ernesto de Moraes Leme, que tive a oportunidade de conviver com o mesmo no primeiro encontro dos advogados do Estado de São Paulo em 1981, onde ele esteve presente junto com Ulisse Guimarães, estando presente neste evento, Michel Temer, Miguel Reali Junior, Godofredo da Silva Teles, entre outras pessoas que se tornaram importante neste estado e nação.

A mini biografia do Tio Candinho, Candido Fontoura da Silveira e a importância deste cidadão bragantino, como criador do fortificante em ferro e fosforo do Biotônico Fontoura, e na primeira fábrica de penicilina da América do Sul, sua vivencia com Monteiro Lobato, criador da “marca jeca tatu”, depois “Jeca Tatuzinho’, com um almanaque que fez circular mais de 150 milhões de exemplares, e patrocinado na época pelo então amigo de Monteiro Lobato o Tio Candinho Bragantino, histórias como estas de grande alegria de nossa parte, sendo Bragantino de poder ler a saber.

Muitas outras figuras importantes aqui e em nosso país foram biografados como “Casper Libero”, que apesar de morrer cedo em 1943, com 54 anos, endereçou seu patrimônio para uma fundação de educação e imprensa, que apesar de ter passado mais de 70 (setenta) anos, sobreviveu no tempo e cresceu no tempo sendo uma das maiores fundações Brasileiras na área, avaliada em bilhões de reais.

Idealizou a Corrida de São Silvestre, a maior e mais famosa corrida pedestre do mundo, criou a Prova Ciclística 9 de Julho, a mais tradicional do Brasil no ciclismo, e foi o responsável pelas primeiras transmissões de um jogo de futebol, que aconteciam no Rio de Janeiro, via alto-falantes.

Este pequeno comentário de minha satisfação e conhecer tão importante obra, que merece reedição, uma vez que de 1995 para 2007, passaram 12 anos e de 2007 para 2022, já passaram mais 15 anos, portanto a 3ª edição está atrasado já mais de 3 anos.

Tenho acompanhado de fora os esforços dos associados e administradores da ASES, que desde a fundação tem desempenhado excelente trabalho, contribuindo em muito para a literatura de nossa região.22.09.22

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 30/03/2024
Reeditado em 30/03/2024
Código do texto: T8030930
Classificação de conteúdo: seguro