AVALIAÇÃO ESCOLAR: Concepções, dimensões e trabalho pedagógico. (APRESENTAÇÃO)

APRESENTAÇÃO

Caro Leitor…

Seja bem-vindo ao livro Avaliação Escolar: concepções, dimensões

e trabalho pedagógico. Elaborei o conteúdo desse livro com zelo e

atenção, espero que goste do material, pois durante todo o processo

procurei encontrar as melhores fontes para fundamentar o projeto

ao qual me dediquei a desenvolver com a perspectiva de abrir novos

horizontes ao processo avaliativo escolar.

O objetivo do presente livro é proporcionar aos acadêmicos,

professores e até mesmo aos pais e alunos a compreensão de que o

processo avaliativo pode traçar outros caminhos se observado de

uma perspectiva diferente.

Desde a infância, eu brincava de ser professora, e nas minhas

brincadeiras, eu era a professora que eu queria ter. A professora que

não se preocupa se o aluno chegou com o rótulo de pior, se veio com

notas baixas, se é emotivo, ou bagunceiro, se ele teve acesso a uma

boa educação ou renda familiar. Eu perguntava na brincadeira de

“escolinha” o que eu gostaria de ouvir na sala de aula e nunca ouvi:

Qual o motivo? Como mudar isto? Como devo ensinar?

As características dessa professora incorporaram em mim, e

uma delas é não deixar o aluno desconfortável nas provas, pois há

outros meios de conseguir aprovação, que também não daria pontos

no último bimestre para que ele passasse de ano, e nem precisaria

retirar as faltas para que ele não fosse envergonhado, pois temos o

ano inteiro para transformar a visão do aluno sobre o seu futuro.

Eu sonhava com a professora que hoje sou e tenho muito

orgulho de ser “a diferentona”, a professora que mostra o caminho e

oferece algo em troca do que se conquista, que mostra caminhos que

possam ser percorridos conquistando desenvolvimento, e depois de

conhecer esses caminhos, a participação do aluno altera totalmente

sua perspectiva e ele passa a refletir sobre quão prazeroso é ser promotor

do seu desenvolvimento.

Na maioria das escolas, avalia-se o nível de aprendizagem

em provas. Neste livro, vou apresentar um projeto avaliativo que o

denominei de Avaliação Participante, como o próprio nome já diz,

o educando é participante do seu processo avaliativo, de forma que

passará a enxergar novas formas de conquistar o desenvolvimento de

suas qualidades como pessoa ativa no processo de desenvolvimento

de aprendizagem, enquanto o educador, terá a oportunidade observar

o desempenho do aluno, bem como, participar da melhoria em seu

desenvolvimento pessoal e cognitivo, sugerindo ações que possam

gerar empoderamento educativo, oportunizando-os a serem capazes

de tomarem decisões sobre o seu processo de desenvolvimento.

Meus sinceros agradecimentos por ter a oportunidade de mostrar o

meu trabalho, espero que se apaixonem pelo tema e busquem

não somente usar o meu projeto, mas aperfeiçoá-lo.

Um forte abraço e boa leitura!

Prof.ª Esp. Elenyce Santos

***

Elenyce Santos

Escritora - 1° obra em 2024

Pesquisadora da área de ensino : Avaliação .

Criadora do projeto de Avaliação Escolar: Avaliação Participante - a ser lançado junto à obra:

AVALIAÇÃO ESCOLAR: Concepções, dimensões e trabalho pedagógico.

Ps. Se você é professor de educação básica, precisa do meu projeto, se você é professor formador e/ou universitário, precisa tamém... Assim, do nada sem formalidade alguma, pois o livro é formal, mas aqui é uma professora que apanhou o suficiente para chegar ao nível de criar uma projeto avaliativo que muda uma sala de aula num estalar de dedos.

Adquira aqui: 

https://editoraappris.com.br/produto/avaliacao-escolar-concepcoes-dimensoes-e-trabalho-pedagogico/

Ou na livraria mais proxima de você:

https://drive.google.com/file/d/1ygSmnl31dYP8BrCjXbC_AJdukNboID2O/view?usp=sharing 

Curtam as poesias dos meus alunos atuais, envolvidos até ao pescoço nesse projeto que só os faz crescer: 

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=240539

veja mais no insta: @psicoterapeutaes / @elenycepp