Kagome Higurashi é a grande figura deste episódio. Ela sente a presença próxima de qualquer fragmento da Joia de Quatro Almas.

 

INUYASHA episódio 98: a improvável união Kagome/Kikyou

 

INUYASHA episódio 98: a improvável união Kagome/Kikyou

Miguel Carqueija

 

O ato 98 de “Inuyasha” é muito especial e apresenta uma evolução da história, com destaque para Kagome e Kikyou, que se vêem reunidas enfrentando o mesmo perigo. Até aqui Kikyou era inimiga de Kagome, por causa de Inuyasha. Para lembrar o que aconteceu antes: 50 anos atrás, disfarçado como Inuyasha, o Naraku — o grande vilão da série — atacou e feriu mortalmente Kikyou, então a “miko” (sacerdotisa xintoísta) de uma aldeia, e guardiã da poderosa “Joia de Quatro Almas”. Acreditando ser Inuyasha, com quem tinha ligação amorosa, o seu atacante, Kikyou voltou-se contra ele, disparando suas setas purificadoras. Inuyasha tentou fugir com a joia, mas uma flecha o cravou numa árvore onde ele ficou preso e inconsciente por meio século, até que Kagome, vinda do futuro, o libertou. Kagome tinha em seu corpo, sem saber, a joia desaparecida, que se estilhaçou e espalhou em volta. Desde então Kagome e Inuyasha, com outros personagens que se juntaram (Shippou, Miroku, Sango e Kirara) vêm procurando os fragmentos (Kagome tem alguns), sendo que a maior parte está com o Naraku.

 

Kikyou acompanhada pelos misteriosos shinidamas, os coletores de energia das almas que desencarnam. Com essa energia, embora esteja morta, Kikyou se mantém no mundo com um corpo artificial.

 

Kagome descobre Kikyou quase desmaiada no interior da caverna.

 

Resenha do episódio 98: “Kagome e Kikyou sozinhas numa caverna”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”, episódio 2 da temporada 5. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda

 

Mesmo sabendo estar lidando com uma inimiga, que já tentou lhe fazer mal no passado, Kagome dispõe-se a socorrer Kikyou.

 

 

Kagome faz com que Kikyou se levante e a auxilia a se mover para que ambas escapem. O espanto de Kikyou é que Kagome não caia no mesmo torpor que ela.

 

“Parece que você também tem o poder de uma miko.”

(Kikyou)

 

“Hoje eu estou com muito azar.”

(Kagome Higurashi)

 

“Normalmente, uma miko não seria capaz nem de se mover neste lugar.”

(Kikyou)

 

“Por que esta garota é tão quente... um corpo humano com sangue correndo... Esta é a força da Kagome?”

(Kikyou)

 

“Nós estamos conversando bastante hoje.”

(Kagome Higurashi)

 

Kagome se impõe a Kikyou.

 

 

Tendo brigado com Inuyasha porque este fazia pouco de sua comida, Kagome afastou-se do acampamento, sem levar flechas e, diante de uma caverna, ouviu um débil pedido de socorro. Entrou e deparou com Kikyou, estendida no chão, sem conseguir se erguer. Kikyou era apenas um fantasma materializado, que dependia dos coletores de energia das almas — os shinidamas — que a acompanhavam voando. E Kikyou ainda desejava Inuyasha, daí seu despeito por Kagome. Porém, em sua generosidade Kagome decidiu-se a ajudá-la. A situação, como é frequente nas fantasias, carece de explicação: a caverna era uma ilusão e estavam ambas no interior de um “youkai” (ser fantástico do folclore japonês) que se alimentava da energia de “mikos” (sacerdotisas xintoístas).

Kikyou se espanta que, naquele ambiente, Kagome consiga andar. Os poderes espirituais de Kagome são muito fortes e ela utiliza o arco e as flechas de Kikyou contra grandes insetos hostis que surgem. Aparentemente, servos do youkai. Kikyou faz o possível para ajudar, mesmo estando muito fraca; por fim, tendo ambas (com o poder da oração) unido vários fragmentos da joia (Kikyou tinha um) Kagome consegue aumentar o poder das setas e destruir o monstro, afinal visto como um olho gigantesco e possuidor de tentáculos. Aliás Kagome teve até de enfrentar fisicamente os tentáculos para recuperar a ampola com fragmentos das Joia de Quatro Almas, que havia caído no meio deles.

A coragem decidida de Kagome torna esse episódio muito emocionante. Kagome recusa-se a deixar Kikyou para trás, na hora em que podia ter feito; e Kikyou, que não morria de amores por Kagome, é finalmente tocada pela bondade daquela jovem; e até pergunta porque Kagome a ajudou. Kagome diz que foi por causa de Inuyasha, mas isso não explica tudo. Na verdade Kagome é uma alma nobre, a um nível que Kikyou não alcança e nem entende.

 

Tomada de cólera santa, Kagome arma o ataque decisivo contra o inimigo.

 

Momento antológico: Kagome dispara a sua flecha purificadora reforçada por três fragmentos da Joia de Quatro Almas. O olho é reduzido a pó e a caverna se desfaz como ilusão que era. Kikyou recupera as suas shinidamas e ganha um novo respeito por Kagome. No final, reencontrando Inuyasha que viera à sua procura, Kagome lhe dá o braço - detalhe que nunca havia aparecido antes desse episódio. O romance entre Kagome e Inuyasha evolui lentamente.

 

Rio de Janeiro, 26 e 27 de março de 2024.