Apresento a vocês, queridos amigos e leitores, o título do meu novo livro físico,

a coletânea poética: "Amores Engavetados".

 

 

 

Análise Crítica

 

Prezado Anderson Horizonte

 

É com gosto que recebemos e tivemos a oportunidade de avaliar seu projeto "Amores Engavetados" na última semana.

 

O Conselho Editorial da Ipê Das Letras estabelece critérios rigorosos na publicação de seus originais, procurando fazer desta uma análise objetiva. Queremos, independentemente do parecer final, passar ao autor todas as considerações e possíveis melhorias da obra, cientes de que o olho e cérebro humano vão estar sempre sujeitos à subjetividade. Desta forma, a crítica a que procedemos, é feita com o intuito de acrescentar valor e ajudar nesta fase de edição com nossa casa editorial.

 

Somos um grupo internacional com 15 anos de trabalho no mercado editorial e definimos, ao longo de todos estes anos, os seguintes critérios, que consideramos evidenciar as potencialidades da obra.

 

Para cada ponto foi realizada a respetiva análise (de acordo com o contexto da obra), pelo que encorajamos o diálogo e a oportunidade de conversarmos mais acerca de todo o projeto que temos planeado.

 

Contextualização

 

• Tema: Exploração de várias dimensões do amor e das emoções humanas, variando de amores românticos a reflexões sobre o cotidiano e as relações humanas.

 

• Estilo: A obra apresenta um estilo poético diversificado, com uma mistura de lirismo,

introspecção e observações sociais.

 

Estrutura e Conteúdo

 

• Diversidade de Formas: O livro é dividido em diferentes seções, cada uma abordando diferentes aspectos do amor e da vida, refletindo a multiplicidade de experiências humanas.

 

• Temas Recorrentes: Amor, perda, esperança, reflexão social, e a busca por significado na vida cotidiana.

 

Análise de Exemplos

 

• Poema "Olhos de amêndoas" (p. 357-376): Esta peça é um exemplo do estilo descritivo e emotivo de Horizonte, destacando a beleza e a complexidade de um encontro casual.

 

• Citação Importante: "Amores perdidos /| Amores passados / Amores sortidos" (p. 307). Este trecho encapsula o tema central do livro, refletindo sobre a natureza efêmera e diversificada do amor.

 

Pontos Fortes

 

Variedade Temática: A amplitude dos temas tratados oferece uma leitura rica e diversificada.

 

Profundidade Emocional: Cada poema transmite emoções profundas, permitindo que os leitores se conectem em um nível pessoal.

 

Estilo Lírico e Descritivo: O uso de linguagem poética e imagens vívidas enriquece a experiência de leitura.

 

Reflexões Sociaise Pessoais: A obra não se limita ao pessoal, mas também aborda questões sociais mais amplas, oferecendo uma perspectiva equilibrada.

 

Conclusão

 

"Amores Engavetados" é uma obra envolvente que aborda a complexidade das emoções humanas através da poesia. Anderson Horizonte oferece uma coleção de poemas que são ao mesmo tempo íntimos e universais, refletindo sobre o amor, a perda e a esperança. A obra se destaca por sua habilidade em capturar a essência das experiências humanas, tornando-a uma leitura valiosa para aqueles que procuram profundidade e significado na poesia contemporânea.

 

Conselho Editorial

IPÊ DAS LETRAS

 

———————————————————————————————————————————————————

 

Nota do autor: 🥰📚🇧🇷🙏

 

É isso... não tenho palavras que possam transmitir o sentimento de ler uma análise crítica tão profissional, séria, verdadeira e ao mesmo tempo; acolhedora.

 

"Existem dois tipos de beleza: a que se vê por seu próprio reflexo e a que se vê pelo olhar do outro".

 

Descobrir através do olhar do outro que minha escrita agrega significado à poesia contemporânea, além de tantos outros aspectos e pontos positivos é... mágico, maravilhoso, especial. 

 

Em breve mais detalhes do livro, que ficou, realmente, muito bonito. Tudo foi feito com muito carinho.

Agradeço aos amigos, leitores e familiares que tanto me apoiam. Já diria o poeta

"A vida é boa com vocês". Gratidão.

 

Atenciosamente

Anderson Horizonte