O encontro entre Tatsumi e a General Esdeath. Ao vê-lo ganhar a luta final do torneio ela se apaixona e resolve ficar com ele, sem saber que Tatsumi é agente da Night Raid. Agora Tatsumi está com um problema enorme nas mãos.

 

AKAME GA KILL! volume 4: surgem os “Jaegers”

 

AKAME GA KILL! volume 4: surgem os “Jaegers”

Miguel Carqueija

 

Ocorrem reviravoltas neste quarto volume desta novela gráfica japonesa, que chegam a ser angustiantes. A figura sinistra da General Esdeath aparece com bastante destaque. Cruel e extremamente sádica e fazendo uso de uma “teigu” — as armas ancestrais poderosíssimas — Esdeath dispõe do poder de congelar, como se fosse a Rainha da Neve. De repente, porém, ela resolve se apaixonar por alguém — e Tatsumi por sua vez resolve participar de um torneio de lutas que ela está promovendo, por causa da recompensa. Ele se apresenta como um ferreiro e tem como adversário um minotauro — essa eu não entendi, ficou horrível esse detalhe.

O resultado é que Esdeath se apaixona por Tatsumi (que derrota facilmente seu adversário) e o leva para o palácio, sem saber que ele pertence à organização rebelde Night Raid. E isso cria uma situação terrível para Tatsumi e para seus companheiros que, de início, não têm meios de resgatá-lo. E a líder da Night Raid, Najenda, ex-general que desertou do governo, ausentou-se para tentar trazer reforços ao grupo da capital.

Tatsumi terá de rebolar para escapar, até porque Esdeath agora se cerca de seis capangas apelidados “Jaegers” (caçadores), cada qual com sua teigu e suas habilidades especiais, inclusive Kurome, irmã mais nova de Akame — sendo que Akame, como Najenda, desertou das forças do governo por não concordar com as maldades, porém Kurome permaneceu e vê a irmã como traidora.

 

Wave é até simpático e, convocado para formar o grupo "Jaegers" para servir diretamente a Esdeath, olha de forma bem crítica os demais colegas, julgando quase todos esquisitos.

 

Resenha do volume 4 do mangá “Akame ga kill!” (Assassina Akame), de Takahiro (roteiro) e Tashiro Tetsuya (arte). Editora Panini, Barueri-SP, setembro de 2016. Square Enix Co., Japão, 2012. Tradução: Fernando Mucioli. Volume com os capítulos 15 a 19.

 

Akame, a personagem principal da trama com sua espada justiceira, recusa-se a desistir de Tatsumi.

 

“O Tatsumi é um companheiro importante. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance!”

(Akame)

 

“Tenha orgulho de si mesmo, Tatsumi. E sobreviva. Torne-se o homem no qual Bulat acreditou que você se tornaria.”

(Najenda)

 

“Não posso fazer parte de um império que ordena perversidades... nem de uma equipe que obedece com um sorriso no rosto!”

(Najenda)

 

O dilema de Akame. Quando desertou do exército imperial, enojada com as perversidades do regime, ela chamou sua irmã Kurome, mas esta preferiu ficar do lado da tirania. Agora elas estão em campos opostos; o que acontecerá se voltarem a se encontrar? 

 

Qual será o objetivo do roteirista Takahiro, ao colocar uma paixonite da general sádica para com Tatsumi? Será uma dica de uma futura regeneração da vilã? Ela é tão perversa que é difícil de crer. Ela tem o seu lado carinhoso, mas não se apieda do sofrimento do povo.

Altamente embaraçado, Tatsumi tem de disfarçar para não comprometer a Night Raid; mas fica conhecendo os “Jaegers” e suas habilidades com teigus; e quando consegue fugir e se reunir aos colegas, essas informações serão úteis.

Os “Jaegers” são bem variados. Wave, um marinheiro de espírito crítico, é até simpático. Depois a Kurome, irmã de Akame, mas que ficou do lado errado. A Seryu, a jovem policial que possui uma arma teigu que parece um bicho de pelúcia (o Koro) mas que muda de tamanho, tornando-se um ser perigosíssimo. Seryu é aquela que matou Sheele, da Night Raid. Depois o exótico Doutor Stylish, um “gay” todo vaidoso, por fim o Run (não revela muito de si). O Bols, que já estava na sala de reunião quando Wade chegou, está todo coberto com roupa inteiriça e máscara contra gases, por trabalhar na “tropa de incineração” (inclusive de cadáveres...). Bols se diz tímido e é gentil.

A cena em que eles se conhecem e conhecem a general chega a ser leve, apesar da crueldade dos personagens; e o senso crítico de Wade até faz lembrar a personalidade de Tatsumi. O personagem Stylish, embora malvado, chega a ser cômico com sua mania de estilo. Em suma, isso é coisa de mangás e animês, suavizar assuntos fortes.

ATENÇÃO este mangá é impróprio para menores de 18 anos (está na capa).

 

Rio de Janeiro, 8 e 9 de março de 2024.

 

 

Akame, indignada com os crimes da General Esdeath, empunha sua espada mortífera e lança seu desafio. Por mais poderosa que seja Esdeath, Akame não a teme.