Blair ainda se iludindo com Nate, que não faz jogo sincero com ela.

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 8: a Gossip Girl espiona Nate e Jenny!

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 8: a Gossip Girl espiona Nate e Jenny!

Miguel Carqueija

 

Numa habilíssima interação de personagens e situações (e dou os parabéns a Felicia Henderson e Joshua Safran, roteiristas) muita coisa evolui entre os personagens de “Gossip Girl”. O complicado caso entre Blair Waldorf e Nate Archibald chega ao seu triste fim. Surpreendentemente, após o rompimento e após Blair, num gesto de desespero, fazer um “strip-tease” num clube e se entregar a Chuck Bass (que embora amigo de Nate não tem o menor escrúpulo em tais casos), movida pela consciência ela procura uma igreja católica embora seja protestante, e se confessa. Felizmente o padre, homem idoso e tranquilo, é mostrado de maneira digna e dá uma orientação sensata: não beba, mantenha-se vestida e se afaste de pessoas que a influenciam mal.

Blair tenta seguir o conselho e repele Chuck. Este, um cafajeste assumido, dá a entender que realmente passou a gostar dela. Blair não crê nisso e se ilude, achando que Nate voltará para ela.

Mas aí é que a trama vai bem fundo na frivolidade que a vida opulenta impõe aos ricaços. O pai de Nate está encrencado com as acusações na Justiça, inclusive de fraude. Está solto sob fiança. Para o casal Archibald é importante que Nate venha a se casar com Blair para ajudar na aliança financeira planejada com Eleanor, mãe de Blair. Isso complica porque a prisão de Howard Archibald foi noticiada nos jornais.

Nate, personagem de caráter fraco, é induzido a levar uma joia da família para presentear Blair em sua festa de 17 anos. Mas ele encontra Jenny nas proximidades e prefere ficar andando e conversando com ela. Jenny, adolescente mais nova que os demais, está saindo melhor do que a encomenda. Para completar, o abraço dela com Nate é fotografado e aparece no blog da Gossip Girl. O desastre é completo: Blair esperava de Nate que ao menos ele telefonasse à meia-noite, como fizera em anos anteriores. Logo várias pessoas na festa — como as duas aduladoras de estimação de Blair, Kati e Is, estão acessando a foto do abraço Nate/Jenny. Humilhada, Blair declara que não foi traída; que já havia terminado com Nate; que o assunto só continuava por causa das famílias. Serena, sempre bondosa, tenta consolar Blair que, chorando, declara ter pensado que, se nada falasse a ninguém, a separação não ocorreria de fato. E, pedindo a Serena que a deixasse só um pouco, vai para o seu quarto.

Blair realmente amava Nate! Por que esse rapaz é tão frio? Na verdade Chuck já o influenciara, dizendo a Nate que toda a vida ele fôra escravo dos pais. Não deixa de ser verdade, mas Chuck queria afastá-lo do caminho.

 

​​​​​

Ao ir ao encontro da mãe para trazê-la de volta à família Jenny, de 14 anos, revelou surpreendente maturidade.

 

Nate comete outra falha imperdoável: fazer a Blair uma promessa que não irá cumprir. Agiu canalhamente com a moça.

 

Resenha do episódio 8 (Seventeen candles/Dezessete velas) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: K.J. Steinberg. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Tony Wharmby. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorfe.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também neste episódio:, Margaret Colin, Susie Misner, Sam Robards, Francie Swift, Jessica Szohr, Nan Zhang.Leah Johnston.

 

Chuck diz a verdade a Nate, mas com segundas intenções.

 

“Se você quer guardar segredos, é melhor nos mudarmos para um lugar com paredes.”

(Dan Humphrey)

 

“Ah, meu amor, você não me disse que ela fazia esse tipo. Que problemão.”

(Blair Waldorf para Serena van der Woodsen, referindo-se à Vanessa, a amiga carrapicho de Dan)

 

“Você não tem mais seis anos, Dan.”

(Serena van der Woodsen)

 

Flagrado: Nate Archibald colocando uma garota em um táxi após a meia-noite. E só o que sabemos sobre ela... é que não era a Blair Waldorf.”

(Gossip Girl)

 

“Flagrada: B ficando um ano mais velha, mas não necessariamente mais sábia.”

(Gossip Girl)

 

Serena cobra de Dan os seus direitos de namorada. Imaturo, Dan contara a Vanessa, mas não a Serena, que sua mãe voltara para casa. Ingenuamente Dan explica que contava tudo a Vanessa desde que tinha seis anos.

 

Muitas outras coisas vão acontecendo. Graças a Jenny, que agiu muito bem, Alison — e só agora a conhecemos — concorda em regressar de Hudson, voltar para casa após ser infiel com Rufus. Jenny consegue reconciliar o casal — e quisera que todas as filhas fossem assim.

A amiga de infância de Dan, Vanessa, continua se intrometendo na relação deste com Serena. Esta tem muito espírito esportivo, mas quando Dan lhe diz que contava tudo para Vanessa desde os seis anos, Serena responde: “Você não tem mais seis anos”.

Apesar disso, apesar de Dan ser um namorado desajeitado, Serena arrisca deixá-lo ir embora com Vanessa, por causa da situação de Blair. “Também tenho uma amiga”, ela diz a Dan. O que ela não sabia é que Chuck comprara um pingente de luxo para Blair e se introduzira no quarto da aniversariante. Blair ainda queria repelir Chuck mas ao ver o presente finalmente se sensibilizou e correspondeu ao carinho do outro. E Serena, sem querer, indo à suíte de Blair, flagrou o romance entre os dois.

Serena é uma garota escrupulosa. E com certeza não gostou do que viu. Logo Chuck, Blair?

Serena: encostada na porta da suíte de Blair, é a própria imagem da perplexidade. Sem querer, flagrou sem ser percebida Blair namorando com Chuck. Serena sabe muito bem quem é Chuck e não consegue acreditar: sua melhor amiga envolvida com esse safado? E que consequências virão daí?

 

Para completar vamos buscar compreender a psicologia de alguns personagens:

Blair Waldorf é complexa. Pode ser calculista, manipuladora, rancorosa, afetada, mas tem sentimentos. Pelo menos, amava sinceramente Nate e há muito tempo. Não sei o que ela viu nele, mas não merecia ser tratada desse jeito. Entretanto é impulsiva, reage a uma situação sem parar para refletir.

Nate (Nathaniel) Archibald é desleal, provavelmente desorientado porque os seus pais quiseram impor-lhe o destino: casar com Blair para que a família Archibald se unisse financeiramente à família Waldorf. Puro interesse e bem descarado.

Jenny Humphrey é uma personalidade em formação: 14 anos, mas parece espevitada com sua capa de inocência e não se importa de quebrar regras, principalmente se forem regras impostas pela Blair.

Chuck Bass é um cafajeste assumido, mas tem mais personalidade que Nate; os dois são inseparáveis mas é óbvio que Chuck influencia Nate. Para Chuck uma garota é apenas um objeto de prazer; mas agora ele alega que realmente passou a gostar de Blair. Se isso é sincero, o diabo virou ermitão.

Não percamos de vista que, não faz muito tempo, Serena foi obrigada a repelir com energia um assédio de Chuck.

 

Atenção! Reparem nessa imagem: quem é essa jovem que sorrateiramente se aproxima de Nate e Jenny e sem ser notada fotografa (imagem de baixo) o abraço que trocam?

Gente, essa garota deve ser a misteriosa Gossip Girl, a garota do blog de fofocas! Ou então uma olheira dela! Até aqui a Gossip Girl era uma voz, apenas. Será que ela resolveu dar as caras?

O resultado dessa indiscrição: em plena festa de seus 17 anos Blair havia esperado em vão a chegada de Nate ou pelo menos seu telefonema. Em vez disso Nate é focalizado no blog da Gossip Girl abraçando outra garota! E todo mundo na festa acaba vendo.

Afinal que gosto sádico é esse de expor os outros? Qual o grau de maldade dessa tal de Gossip Girl?

 

Rio de Janeiro, 4 e 5 de março de 2024.