Mulher com mais de 60 e sem previdência: Uma Análise Poética

Olá, pessoal! Sou José Paulo Siuves, também conhecido como Paulo Siuves, escritor, músico, Embaixador da Paz e Defensor dos Direitos das Mulheres. Tenho a alegria de compartilhar com vocês o poema intenso e poético da renomada escritora Dalva Silveira, chamado "Mulher com mais de 60 e sem previdência". Este poema surgiu em meio à Reforma da Previdência no Brasil, implementada em 2019, impactando especialmente as mulheres com mais de 60 anos.

---

*Mulher com mais de 60 e sem previdência: Uma Análise Poética*

O poema de Dalva Silveira transcende as palavras, mergulhando nas profundezas da experiência feminina diante das adversidades da Reforma da Previdência. A cadência rítmica dos versos ecoa como um lamento, ressoando as dores físicas e emocionais das mulheres confrontadas com políticas insensíveis.

A metáfora da recusa de flores no oito de março, data simbólica da luta das mulheres, revela uma resistência firme, enquanto a ausência de laços na passagem da protagonista destaca a solidão imposta por decisões políticas. A repetição da palavra "trauma" reverbera não apenas como uma consequência pessoal, mas como um eco das cicatrizes deixadas nas vidas de inúmeras mulheres.

A riqueza poética intensifica-se com a abordagem das dores do parto, do quarto, do preconceito e dos desacertos, pintando um quadro vívido da complexidade da existência feminina. As metáforas da menopausa sem pausa e da escravidão sublinham a continuidade das lutas, enquanto a indagação sobre a vida após os sessenta anos ecoa como um desafio provocador.

Ao negar flores no funeral, a autora lança um desafio direto, desmascarando a frieza por trás de discursos ensaiados. A maestria poética de Dalva Silveira, aliada à sua formação acadêmica em História e Ciências Sociais, confere não apenas emotividade, mas também uma profundidade crítica à sua obra.

Em síntese, "Mulher com mais de 60 e sem previdência" é uma expressão poética que transcende o papel, sendo um manifesto de resistência, uma denúncia social e um tributo à força e resiliência das mulheres em face das injustiças políticas. A poesia de Dalva Silveira não apenas nos toca, mas nos desafia a refletir e agir diante das realidades que ela tão vividamente retrata.

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 23/01/2024
Código do texto: T7982542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.