Já no episódio piloto, ao retornar a Manhattan, Serena deixou bem claro para Nate que não queria mais nada com ele.

 

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 6: Serena no baile de máscaras

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 6: Serena no baile de máscaras

Miguel Carqueija

 

Este sexto episódio da “Gossip Girl” merece aplausos (para a roteirista Jessica Quellen) pela habilidade com que a trama se desenrola, cada incidente se conectando de forma harmoniosa e formando um todo coerente e significativo, onde mínimos detalhes pesarão no cômputo geral.

É uma verdadeira comédia de erros, mas que terá suas consequências.

Lembrete: a Garota Fofoqueira do título não é Serena nem Blair, mas uma personagem misteriosa que posta fuxicos em seu blog.

Tudo gira em torno da mascarada que Blair organizou numa tentativa de reaquecer o seu romance com Nate, que anda estremecido por conta dos acontecimentos narrados anteriormente. Blair usa os serviços de Jenny, para depois dizer a ela que, por ser caloura, não está convidada. Jenny fica injuriada, mas a amiga e ex-namorada de Dan, que chegou de surpresa de Vermont, onde ficara um ano ou mais, e disposta a retomar o namoro, sem nada saber de Serena, entra no circuito e convence Jenny a ir na festa de qualquer maneira, entrando pelos fundos e contando que Blair não a conhecerá por causa da máscara.

Serena, que estivera visitando Blair, foi convidada a ser uma das damas de honra e a última a entregar uma pista para o jogo planejado pela amiga, uma fantasia para reacender o namoro com Nate.

Infelizmente para Blair, o caráter dúbio e fraco de Nate estragará tudo, pois ele ainda deseja Serena, mesmo esta tendo dado um fora nele; Serena não pretende reeditar o erro do passado, quando traíra Blair com Nate e se arrependera e envergonhara tanto que, na ocasião, abandonou Manhattan e foi estudar num colégio interno por um ano, castigando a si mesma.

Nate tem o desplante de se declarar a Serena no baile de máscaras, mas para seu azar esta trocara a máscara com Jenny, que , também loura, estava usando vestido da mesma cor. Nate ainda não entendeu a gafe que cometeu pois Jenny, que não queria ser reconhecida, fugiu como uma Cinderela do baile antes que desse meia-noite. Não perdeu o sapato nem tinha carruagem que virasse abóbora, foi simplesmente embora.

 

Blair adora armar pantominas e manipular as pessoas.

 

Sem coragem de falar de Serena para a ex-namorada Vanessa que reapareceu do nada, Dan acaba sendo manejado por ela.

 

Resenha do episódio 6 (The handmaiden’s tale/O conto da serva) da primeira temporada da série de tv “Gossip Girl”, baseada nos romances de Cecily von Ziegesar. Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy Kaufman. Produção executiva: Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Jessica Quellen. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Norman Buckley. Fotografia: Ron Fortunato. Música: Transcenders.

 

Depois de dar um conselho sensato a Nate sobre o problema doméstico que ele enfrenta (a droga que encontrou escondida em casa) Serena elegantemente o manda sair quando Nate tenta se insinuar de novo.

 

Elenco:

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

Blair Waldorfe.......................................... Leighton Meester

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

Eric von der Woodsen..................................Connor Paolo

Isabel Coates................................................Nicole Fiscella

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

Também no elenco do episódio: Nan Zhang, Robert John B urke, Margaret Colin, Sam Robards, Francie Swift, Jessica Szohr.

 

Vanessa é uma "nariz arrebitado" e convence Jenny a lograr a ordem de Blair.

 

 

“Flagrados: “S” e o Garoto Solitário aos beijos no Meatpacking. Os opostos se atraem. Mas por quanto tempo?”

(Gossip Girl; ela chama o Dan de Garoto Solitário)

 

“É um jogo, uma espécie de caçada. Ele vai começar com uma pista que o leva até uma dama de honra... que dá para ele outra pista, que o leva à próxima dama... se ele me achar antes da meia-noite, quando caem as máscaras... ganha o prêmio.”

(Blair Waldorf)

 

“Jenny, calouros não vão a um baile de máscaras. É uma tradição.”

(Blair Waldorf)

 

“Por que os amigos da Serena van der Woodsen estão tendo que procurar um par para ela? Será que os contos de fadas estão tão fora de moda que as princesas têm que fazer tudo sozinhas? Chamem-me antiquada, mas para que um conto de fadas termine bem é preciso que o cavaleiro tire a bunda da cadeira e tome o seu lugar.”

(Gossip Girl)

 

“Os nossos pais faziam coisas muito piores que a gente.”

(Serena van der Woodsen)

 

“Então essa tal de Blair a usou como escrava.”

(Vanessa para Jenny)

 

“Isso é só mais uma coisa que eu preciso fingir que não aconteceu essa noite.”

(Serena van der Woodsen para Jenny)

 

“O Dan nunca gostou de alguém como ele gosta de você.”

(Jenny Humphrey para Serena)

 

“Você não me achou antes da meia-noite. Sem final feliz para você. Eu só queria que a gente tivesse um recomeço... e você nem tentou.”

(Blair Waldorf para Nate Archibald)

 

Com dignidade, quando Dan a encontra no baile de máscaras, Serena mostra que quem errou foi ele.

 

Outro quiproquó tem relação com a timidez de Dan, pois quando Serena telefonou para convidá-lo ele estava recebendo a visita inesperada da espevitada Vanessa, garota bem simpática e atrevida. Percebendo que havia uma mulher, Serena perguntou se ele estava com alguém e Dan respondeu, embaraçado, que era sua irmã. Só que Jenny, como Serena, estava na casa de Blair. Ofendida, Serena desistiu de convidar Dan, disse que não era nada e desligou. Por isso ela aceitou que Blair arranjasse um par para ela. E quando Dan, que com sua falta de firmeza em certos casos nada falara a Vanessa sobre Serena acabara constrangido a marcar um cinema com Vanessa, mas cai em si quando acessa a Gossip Girl e depara com aquela descompostura aos “cavaleiros”. Ele liga para Vanessa, inventa uma desculpa (mais uma vez não falou a verdade), desmarcou e foi no baile, arranjando uma máscara. Na cabeça dele Serena é que estava sendo infiel por arranjar um par sem falar com ele.

Dan não entendera que Serena flagrara a sua mentira.

Está armado o quiproquó homérico, que conta também com a forma jocosa com que Jenny se desforra de Chuck pelo assédio que lhe fizera e, sem se fazer reconhecer, o convencera a um jogo de ir deixando peças de roupa como sinais no caminho até que ela o achasse. Acreditando num final erótico para aquilo, o safado acabou trancado por Jenny num aposento qualquer e com pouca roupa. Rufus, pai de Dan e Jenny, também compareceu com Lily, mãe de Serena, que o chamou (no passado, e Serena parece que nem sabe disso, eles tiveram ligação amorosa) para fazer ciúme ao Burt Bass, pai de Chuck e que desfilava com uma garota jovem.

Sim, são várias tramas e Nate, para piorar o seu azar naquela noite, ao chegar em casa é acusado por sua mãe de estar se drogando por ter esta achado um saco de pó de qualquer coisa... mas tudo indica que o pai de Nate, Howard, é que era o drogado, mas não teve coragem de confessar à esposa, olhando para Nate com cara de constrangimento.

Nisso tudo Serena de novo é a pessoa mais centrada, e Dan é um bom rapaz mas precisa aprender a ser menos desajeitado nas relações humanas. Ao entender que ele é que tinha errado (Vanessa acabou entendendo a situação) conseguiu consertar tudo com a Serena e o episódio termina bem entre os dois.

 

Incomodada com sua máscara Serena troca com a de Jenny. Assim Nate levianamente força um beijo por engano na Jenny, que foge para não ser reconhecida. Se tivesse sido com a Serena, Nate provavelmente iria apanhar.

 

Comentários adicionais:

1) Jenny Humphrey está saindo melhor do que a encomenda. Embora no episódio piloto tenha sido salva do assédio de Chuck Bass por Dan e Serena, já passou a perna na Blair e humilhou o Chuck. Com apenas 14 ou 15 anos, o que ela ainda vai aprontar na série?

2) A Gossip Girl é onisciente? Como é que ela ficou sabendo do lance de Blair ter mandado arranjar um companheiro para Serena no baile por causa da furada de Dan? Será que a Gossip Girl é uma das puxa-sacos do séquito de Blair?

3) Nate Archibald deveria tomar vergonha na cara. Além de ser um dos personagens mais insossos do seriado, não tem caráter. Serena já lhe deu dois foras e mesmo assim ele quis assediá-la no baile de máscaras que Blair preparou com tanto zelo para que ambos voltassem às boas. Paixonite é coisa irracional. Nate sabe que Serena está namorando com Dan. E que ela é uma pessoa séria. O que ela fez de errado no passado, com Nate (e que ele foi mais culpado que ela), já se penitenciou; e no dia da festa ele a procurou em seu apartamento para pedir conselho por ter encontrado o tal pó (cocaína?) acreditando ser do pai. Serena o aconselhou a ter uma conversa com o pai. E como ele começasse a se engraçar de novo, ela fez com que ele saísse. Nate precisa ligar o seu desconfiômetro.

4) Diante da decepção que sofreu com o comportamento cafajeste de Nate, a gente quase tem pena da Blair. Mas Blair também nem sempre é flor que se cheire, haja vista a sua crueldade com Jenny, explorando a garota para depois excluí-la da festa. Nesse ponto a Vanessa tem razão.

5) Serena é admirável por se manter íntegra nesse ambiente falso. Ser amiga da Blair (em lealdade a uma amizade de infância) é um ato de heroísmo.

 

Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2023.

 

Nate agora está encrencado com a Blair. Mas nesse caso a Blair tem razão. Não se trata a namorada com leviandade.

Embaixo: pelo menos Serena e Dan tiveram final feliz no episódio.